Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

2018 – Ano de conquistas e realizações em Valparaíso

2018 foi um ano de triunfos para o povo valparaisense. Por intermédio do compromisso e esforço do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, o município galgou avanços em todas as áreas, confira:

Valparaíso ganha Primeiro Parque Ecológico

O Governo Municipal inaugurou em novembro o primeiro Parque Ecológico de Valparaíso de Goiás, denominado Reserva Paraíso, escolha feita via voto popular. O local garante mais qualidade de vida à população, com área de camping, brinquedos, pista de cooper e academia a céu aberto.

O território de preservação ambiental conta com uma área de 30 mil metros quadrados e fica localizado na Etapa D (Valparaízo I). A iniciativa contou com a parceria da empresa G10 e do Ministério Público da comarca de Valparaíso.

Governo de Valparaíso de Goiás recebe de Michel Temer novo veículo para fortalecer o combate ao Aedes aegypti

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás recebeu no início de dezembro uma nova caminhonete para fortalecer o combate ao mosquito Aedes Aegypi. O novo veículo foi entregue em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo presidente da República, Michel Temer. Temer reforçou que a conexão entre governo federal, municípios e estados tem favorecido a melhora da saúde no País e a redução de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. 

Para fortalecer as ações de combate, além do veículo, o governo recebeu do Ministério da Saúde kits com testes rápidos capazes de diagnosticar a dengue, a chikungunya e o zika vírus. O novo kit denominado ‘KitNat 3 em 1’ foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz. Ao todo, o município de Valparaíso recebeu 7 mil kits, totalizando 155 mil testes, sendo 3.000 kits de dengue/contendo 60.000 testes; 3.000 kits de chikungunya/contendo 60.000 testes; 1.000 kits de zika vírus/contendo 25.000 testes. 

Saúde reforça estrutura de suporte básico do SAMU

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou em novembro a nova base do Serviço de Atendimento Móvel – SAMU. Localizada no Jardim Ipanema, às margens da BR 040, a base foi implantada em ponto estratégico para o resgate mais rápido e eficiente. O local amplo possui ainda dormitórios, sala da diretoria, sala de descanso e copa.

Em outubro o Serviço de Atendimento Móvel ganhou ainda duas ambulâncias novas de suporte básico, que chegaram para reforçar o atendimento do SAMU. Uma adquirida com a parceria do Ministério da Saúde e outra com recursos próprios do município. Atualmente o município conta com 4 ambulâncias para prestar socorro aos cidadãos em casos de emergência, sempre colocando à disposição profissionais da saúde qualificados, como médico, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. 

Unidades de saúde do município passam por revitalizações

Em 2018 a Secretaria de Saúde iniciou um mutirão de reformas e revitalizações nas unidades de saúde do município com reforço na parte estrutural, manutenção de todo o telhado, pintura e novas instalações elétricas.

A Ação passou pela Unidade Básica de Saúde do Céu Azul, Unidade Básica de Saúde Felício Ferreira Neves – Cruzeiro do Sul, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade Básica de Saúde do Céu Azul 1B e PSF Parque Marajó. As reformas continuarão em 2019 e aos poucos chegarão às demais unidades de saúde

Reforço na frota: Saúde adquire 13 novos veículos

O Governo de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou em junho 13 novos veículos que supriram as demandas da saúde pública do município. Os veículos foram adquiridos com a união de recursos próprios da administração municipal, recursos federal advindos do Ministério da Saúde e Fundo Nacional E-Gestor e verbas provenientes também de emendas parlamentares.

Fazem parte da nova frota 1 Van Sprinter de 21 lugares para transporte de pacientes em tratamento fora do município; 4 ambulâncias, sendo uma para o CAIS, outra para a UPA e a outra para HMV e 1 ambulância SAMU 192 para transporte de pacientes em estado de emergência; 3 Pick-up Ranger e 5 Ford Ka, utilizados nos atendimentos nas áreas de vigilância sanitária, combate à endemias e suporte às demandas administrativas da Secretaria de Saúde. Além dos veículos novos, a Van odontológica foi completamente reformada.

Carreta ortopédica beneficia reabilitação de 150 pacientes

O Município de Valparaíso, por meio do Centro de Referência em Reabilitação, ligado à Secretaria de Saúde, abriu pela primeira vez na região do Entorno Sul a Oficina Ortopédica, ação que beneficiou a reabilitação de 150 pessoas, dentre estas, 35 de Valparaíso, com entrega de órteses e próteses.

 A oficina ortopédica itinerante terrestre é uma iniciativa do Ministério da Saúde, onde o atendimento é integralmente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento ocorreu por meio de duas etapas, a primeira, os pacientes inscritos no cadastro prévio passaram por uma avaliação para saber do que precisa, e a segunda etapa foi a confecção dos dispositivos ortopédicos (órteses e próteses) em Goiânia-GO, entregue aos paciente no início de dezembro, de forma gratuita.

Programa de Cirurgia de Catarata beneficia centenas de pessoas

O Governo Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo de Goiás, garantiram cirurgias gratuitas para diversos moradores que sofrem de catarata, em Valparaíso de Goiás.

O Programa Cirurgia de Catarata  foi destinado aos pacientes cadastrados na regulação da SMS e àqueles que participaram do último mutirão de cataratas (63ª edição do Governo Junto de Você), que registrou 1.472 consultas oftalmológicas. Os procedimentos cirúrgicos acontecem no CAIS e já contemplaram dezenas de pessoas.

Educação de Valparaíso bate meta no Ideb

Em 2018 a educação comemorou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, referente aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostraram o crescimento da Rede Pública Municipal de Ensino, que saiu do valor de 4,9 obtido em 2015, para progredir e assegurar a nota de 5,2 em 2017. Este resultado significa que a meta projetada pelo Governo Federal foi atingida com êxito em Valparaíso. 

Os indicadores do IDEB apontaram ainda que as escolas municipais Chico Mendes (Residencial Florais do Planalto) e Valparaíso I-E (Etapa E), chegaram à maior evolução durante o processo de avaliação. Além disso, as unidades públicas bateram o índice de 5,8 que é estipulado para o ano de 2021 e conquistaram a admirável nota de 6,1. 

Projeto nas Ondas da Leitura estimula as várias formas de ler um livro

O Nas Ondas da Leitura criado pela Editora IMEPH foi adotado pela Secretaria Municipal de Educação e desenvolvido com sucesso na Rede Pública Municipal de Ensino no ano letivo de 2018 com o objetivo de dar oportunidades para crianças e jovens descobrirem sua capacidade de ler e escrever, além de estimular o autor que existe em cada um por meio da publicação de suas produções.

O projeto envolveu a escola, a família e crianças valparaisenses de 3º e 5º Ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino e levou os autores dos livros para conhecerem os trabalhos produzidos pelos alunos, a partir da obra principal.

Município ganha duas novas escolas padrão século XXI

município de Valparaíso de Goiás recebeu em março duas novas escolas padrão século XXI, inauguradas pelo Governo do Estado de Goiás ­— Colégio Estadual Gildete Barreto de Lima, no bairro Ipanema e Colégio Estadual Marajó, no bairro Jardim dos Ipês.

O Colégio Estadual Gildete Barreto de Lima atende o Ensino Fundamental II (6º ao 9º), nos turnos Matutino e Vespertino e o Ensino Médio nos três turnos. O espaço conta com 6 salas de aulas, sala de informática e espaço cultural. O Colégio Estadual Marajó atende o Ensino Médio nos turnos matutino e noturno e para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º) no turno vespertino. O espaço conta com 12 salas de aulas, sala de informática, laboratórios de química, física e biologia, além de biblioteca, espaço cultural e quadra para a prática de esportes.

Centro Municipal de Línguas ganha novo espaço e amplia vagas

As novas instalações do Centro Municipal de Línguas, ligado à Secretaria Municipal de Educação, foi entregue em junho. Situada na Rua 13, Quadra 33, Lote 06, do bairro Parque Esplanada III (atrás do Banco do Brasil) o Centro oferece as aulas de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Brasileira de Sinais, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

No segundo semestre de 2018, o Centro de Línguas ampliou o número de matrículas, saindo de um total de 910 alunos para 1.400 alunos, um avanço enorme em apenas um ano de funcionamento. 

 Mais qualidade nos estudos: Educação entrega novas salas de aula

 

O Governo de Valparaíso de Goiás, por meio das Secretarias de Educação e de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos garantiram e entregaram novas salas de aula com intuito de melhorar o atendimento dos alunos já matriculados, mas que estudavam em anexos sem o espaço adequado para o desenvolvimento dos estudos. A ação contemplou ainda a comunidade com a abertura de novas vagas. As Escolas contempladas foram a Marcus Salerno e a Escola Municipal I-E.

Inclusão: Núcleo de Atendimento Especializado em Educação Inclusiva ganha área de terapia

Em 2018, o NAEEI ganhou um espaço de terapia e hidroestimulação. O ambiente conta com piscina, horta e playground, fomentando o desenvolvimento de recursos que asseguram o suporte, a inclusão e um atendimento dignos aos alunos com deficiência. 

Escola de Governo qualifica mais de 1.400 servidores

Com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão, a Secretaria Municipal de Administração, por meio da Escola de Governo, desenvolveu desde sua inauguração, ocorrida em junho de 2018, ações de capacitação, visando melhorar o desempenho profissional dos agentes públicos. Em 6 meses de atuação, a Escola de Governo qualificou  1.404 servidores, além de 300 cidadãos da comunidade.

1º Curso da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no município

O Governo Municipal tratou da implantação da primeira turma do curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Estadual de Goiás – Campus Valparaíso. As aulas iniciaram em agosto. Pela matriz curricular, a formação de tecnólogo em logística pelo Campus Valparaíso UEG, terá duração de 3 anos, sendo ao todo 1.830 horas.

O Campus funciona provisoriamente nas dependências da recentemente criada Escola de Governo, um ponto estratégico e de fácil acesso.  A construção da sede da UEG é um compromisso do Governo do Estado de Goiás firmado com a Prefeitura Municipal de Valparaíso, que vem sendo abordado como prioridade para oferecer ensino superior gratuito e de qualidade, colaborando com o crescimento da instituição em todo território goiano e garantindo mais desenvolvimento para a região Metropolitana do Distrito Federal.  

Para o início das obras, já foi destinada emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão que será aplicada na edificação do campus de Valparaíso já criado por Lei e com projeto arquitetônico em andamento. O recurso é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Base Operacional da Guarda Municipal é instalada

A Base Operacional da Guarda Municipal, situada na Rua 102, Quadra 115, do Jardim Céu Azul, faz parte do projeto de estruturação da Guarda e proporciona mais estrutura de trabalho aos agentes de segurança pública do órgão municipal.

A sede situada no bairro mais populoso da cidade e próximo à praça central foi estabelecida para o planejamento estratégico, tático e operacional dos guardas municipais, que são responsáveis pelo patrulhamento preventivo em ruas, avenidas, órgãos municipais e demais espaços públicos de Valparaíso.

Com a nova reformulação da estrutura, Valparaíso de Goiás passou a contar também com uma Agência Municipal de Segurança Pública, que é responsável pela corporação, além disso, integra e potencializar a atuação das Forças de Segurança.

Mais um ponto de Cultura – Inauguração da Casa da Cultura Mestre Sabá

O Governo de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, entregou em junho a sede da Casa da Cultura Mestre Sabá. O Espaço oferece aulas gratuitas de música, dança, artes marciais, xadrez, informática, oficinas e sala de leitura.

A Casa da Cultura, criada por meio de Lei Municipal Nº 680, de 04 de maio de 2007, recebeu o nome Mestre Sabá em homenagem a uns dos pioneiros e artistas plásticos da cidade que acreditava na arte como forma de transformação. O ponto cultural fica localizado na Rua 65, Quadra 87, 2º Etapa do Jardim Céu Azul.

Comunidade do Marajó ganha nova quadra de esportes, parquinho e academia ao ar livre

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio das Secretarias de Cultura e Esporte e Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, inaugurou em outubro a nova Quadra Esportiva do bairro Parque Marajó.

Fruto de Parceria Público-Privada firmada entre a Prefeitura de Valparaíso de Goiás e a empresa Foco Engenharia, o espaço público conta com uma quadra totalmente revitalizada, com novo piso, alambrados, arquibancadas, traves, redes, tabelas de basquete e iluminação, além de um parquinho e academia ao ar livre, que proporcionam melhor qualidade de vida à população. A expectativa é que o espaço físico também seja utilizado para a promoção de projetos da Secretaria de Cultura e Esportes, ações culturais e eventos comunitários.

Governo investe no esporte e reforma de quadras poliesportivas

O Governo Municipal Valparaíso de Goiás investiu em obras de restauração de quadras poliesportivas em todo o município, com reforma do piso, nova pintura, traves, tabelas, redes, instalação de iluminação e adequação de demais componentes necessários que viabilizaram a prática de diversas modalidades no local.

Foram contempladas as Escolas Municipais Marcus Salerno e Arminda Mattos, além do bairro Jardim Céu Azul, Pacaembu, Parque Marajó e Setor de Chácaras Anhanguera B. A execução dos serviços teve objetivo de entregar aos valparaisenses um espaço público apto e seguro para a prática esportiva, recreativa e de atividades culturais na comunidade.

Mais lazer para a criançada: Instalação de Playgrounds

O Governo Municipal de Valparaíso instalou dois parquinhos infantis, um na praça da Etapa A e outro na Praça Central do Céu Azul. O trabalho foi realizado após uma parceria entre as secretarias de Cultura e Esporte; Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos; Meio Ambiente; Administração do Céu Azul e Superintendência de Fiscalização Municipal (SUSFIM).

Os parquinhos possuem diversos equipamentos, possibilitando a utilização de um maior número de crianças ao mesmo tempo.

Esporte e solidariedade: Corridas arrecadam grande número de alimentos

Em 2018, a Secretaria de Cultura e Esporte promoveu duas grandes corridas, a primeira realizada em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Corrida do Meio Ambiente) em junho e, a segunda, promovida em comemoração à Independência do Brasil (Corrida da Independência).

O esporte, aliado à solidariedade, fez a diferença na vida de muitas pessoas em Valparaíso de Goiás. Mais de 2.000 Kg de alimentos não perecíveis arrecadados no ato das inscrições da prova de rua foram doados às instituições de caridade.

Valparaíso inicia maior programa de recapeamento asfáltico da história

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, iniciou o maior pacote de obras de recapeamento asfáltico da história do Município.  Os serviços estão sendo executados com o aporte financeiro de recursos provenientes de um importante convênio firmado com o Governo do Estado e o Programa Goiás Na Frente.

Ao todo serão investidos R$ 7.731.103,64 no recape de vias públicas localizadas nos bairros: Jardim Céu Azul, Jardim Oriente, Morada Nobre, Parque Esplanada I, Parque Esplanada II e Setor de Chácaras Anhanguera. O processo de microrrevestimento permite uma maior adesão ao pavimento já existente, tornando–o mais regular e cobrindo os buracos na pista. Até o momento, as ações pontuais de infraestrutura já contemplaram a Avenida JK,Avenidas do Jardim Céu Azul, Avenida Brasil, parte da Avenida Anhanguera e Morada Nobre, todas elas importantes e movimentadas vias do bairro Jardim Céu Azul. 

Governo de Valparaíso de Goiás conquista implantação de duas passarelas de pedestres

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás garantiu junto à Via 040 e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a construção de duas passarelas no trecho que corta o município. As obras tem prazo de conclusão previsto para abril de 2019. A implantação atende locais estratégicos de grande fluxo de pedestres — Parque São Bernardo e Cidade Jardins; Ipanema e Etapa E – Valparaízo I.

Desde 2017 o prefeito Pábio Mossoró, juntamente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, realizaram frequentes audiências na ANTT com vistas às providências emergenciais para melhoraria da BR-040 e segurança dos pedestres. Esta ação também atende reivindicações da população que almejam soluções para problemas que afetam diariamente motoristas e pedestres que utilizam a rodovia federal.

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Parque Marajó

Com capacidade de tratamento de até 30 litros por segundo, a 89ª estação de esgoto do Estado de Goiás, inaugurada em março, possui eficiência superior a 90% de remoção da carga orgânica, valor acima do exigido pela legislação, que é de 80%.

Além da nova ETE, o Sistema de Esgotamento Sanitário beneficia cerca de 3 mil famílias. Com aproximadamente 50 km de rede coletora, o sistema atende os bairros Parque Marajó, Vila Isabel e Jardim dos Ipês.

Celebração do convênio para elaboração do projeto executivo de Saneamento Integrado do Complexo Anhanguera

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás e o Ministério das Cidades celebraram na em março o convênio para elaboração do projeto executivo de saneamento integrado do Complexo Anhanguera. A execução da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é de fundamental importância para que as sonhadas ações de infraestrutura urbana do Setor de Chácaras Anhanguera saiam do papel.

O convênio determina que, para a fase de desenvolvimento do projeto de saneamento integrado, seja investido o valor de R$ 1.325.827,26. No âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) o projeto destinará ao todo R$ 116 milhões para investimento em asfalto, rede de águas pluviais, de esgoto e calçadas em todo Setor de Chácaras Anhanguera (A-B-C). O objetivo é dar uma solução definitiva para os problemas de infraestrutura existentes nos bairros já citados.

Projeto de Calçamento de ruas do Bairro Valparaízo II e Etapa A

 

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, o governo municipal construiu calçadas em alguns pontos da cidade, contemplando as Quadras 10, 11 e 12 do bairro Valparaízo II e etapa A. O objetivo da administração foi garantir condições de acessibilidade, mobilidade e segurança.

Obras de galerias de águas pluviais do Bairro Pacaembu

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, viabilizou o escoamento da água da chuva e garantiu uma rede de drenagem eficiente no bairro Pacaembu. O sistema de dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento de água pluvial coletada atende a uma antiga reivindicação de ampliação do sistema de drenagem pluvial do município.

 Administração Regional: braço forte no apoio às demandas das Secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação e Saúde

 

Ao longo do ano, a Administração Regional do Céu Azul realizou diversos serviços de apoio às secretarias de governo, como limpeza e roçagem em diversas regiões, atendendo principalmente os bairros Jardim Céu Azul, Vila Guaíra e Setor de Chácaras Anhanguera. Além de limpeza, manutenção e pintura de bancos da praça central do Céu Azul e paradas de ônibus, zeladoria e limpeza das Escolas Municipais, pintura de mureta e grade da E.M Cora Coralina e E.M Céu Azul, reforma da unidade de saúde IB, auxílio na reforma da Unidade de Saúde do Cruzeiro do Sul e manutenção e zeladoria de outras Unidades de Saúde localizadas na região de cobertura da Administração.

71 casais declaram SIM em cerimônia coletiva

O Governo de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou em novembro o Casamento Comunitário de 71 casais. A iniciativa teve o intuito de fortalecer os vínculos familiares, regularizar o estado civil entre pessoas que já viviam maritalmente ou não, além de influenciar a formação da família, ampliar os direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários.

Os casamentos ganharam uma linda festa e tiveram como padrinhos a deputada estadual Lêda Borges e seu esposo Francisco, o prefeito Pábio Mossoró e a vice-prefeita Dra. Zeli Fritsche. 

Nova sede do Bolsa Família:  mais conforto e dignidade

As novas instalações, entregue em junho, ajudou a descentralizar o atendimento dos usuários do CadÚnico e beneficiários do Programa Bolsa Família com oferta de um atendimento de qualidade e com maior comodidade à população em vulnerabilidade social.

O prédio conta com setores de visitas domiciliar, condicionalidades dos assistentes sociais, gestão do Bolsa Família e sala de reunião. Os serviços oferecidos são: inclusão, processo de atualização e verificação de auditoria. Atualmente 16.170 famílias estão inseridas no CadÚnico, destes, quase 7 mil são atendidas pelo Programa Bolsa Família, atingindo  98,81% de condicionalidade da saúde e 85,15% condicionalidade de educação. A equipe é composta por 12 entrevistadores e 2 assistentes sociais,  que realizam em média de 200 atendimentos diários.

Jardim Ipanema ganha Centro de Referência de Assistência Social

 

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, inaugurou em junho o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Ipanema. O espaço oferece atendimento às famílias usuárias dos serviços do CRAS, apoiando e contribuindo para superação das situações de vulnerabilidade e fortalecimento das potencialidades de muitas pessoas que vivem no bairro.

O local marca mais uma ação histórica no Ipanema, que foi contemplado com uma Escola Padrão Século XXI, ação de pavimentação e reorganização da rotatória da entrada do bairro e o CRAS, solicitado pela comunidade por meio do Plano Plurianual (PPA) realizado em abril de 2017.

Projeto Nascer em Família faz a diferença na rotina de gestantes

O Governo Municipal de Valparaíso, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em 2018, desenvolveu o projeto Nascer em Família, que teve o intuito de levar um conjunto de ações multidisciplinares às gestantes cadastradas, proporcionando maior autonomia das mulheres no sentido de estimular a participação ativa e consciente no processo de parturição, assegurarando mais informação, segurança e qualidade de vida até o momento do parto.

O projeto garantiu uma gestação diferenciada, com acompanhamento, além de disponibilizar kit completo de enxoval, contendo fraldas, sabonete, chupeta, mamadeira, body, conjuntinho de calça e blusa, macacãozinho, fralda de pano, manta”, explicou o secretário.

Criação da Agência Nacional de Trânsito e Transporte

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte, órgão executivo de trânsito do Sistema Nacional de Trânsito em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foi criada em 04 de janeiro de 2018, pela Lei nº 1.204 e passou a ser responsável pelo cumprimento da legislação de trânsito e transporte da circunscrição do município de Valparaíso de Goiás elevou-se à Agência Municipal pela Lei nº 095 de maio de 2018.

Novas viaturas e talonário eletrônico reforçam trabalho da Agência Municipal de Trânsito

As duas viaturas destinadas aos trabalhos de fiscalização de trânsito e patrulhamentos nas vias foram compradas com recursos oriundos do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte. Somado ao talonário eletrônico de multas, já em uso pelos agentes de trânsito e que dinamiza o trabalho dos agentes de trânsito, houve aumento em 50% do atendimento às ocorrências e fiscalizações rotineiras.

O método eletrônico possibilita que os agentes efetuem as multas por meio de um sistema online conectado à internet, via 4G, que fornece informações de veículos em tempo real, por exemplo, caso o mesmo seja furtado ou tenha documentação atrasada, além de permitir consultas rápidas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também é possível fundamentar as autuações, por meio de fotos e vídeos, quando necessário. 

Limpeza e manutenção de lotes baldios: SUSFIM realiza blitz educativas

A Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal (SUSFIM), por meio dos fiscais de Posturas e de Meio Ambiente, realizou blitz educativas na cidade com o intuito de conscientizar os cidadãos para o cuidado e limpeza da cidade, principalmente no que compete à manutenção de lotes baldios.

A limpeza dos terrenos baldios é uma prática fiscalizada periodicamente. Só no ano de 2018, mais de 400 proprietários de terrenos foram notificados em decorrência do acúmulo de lixo, mato e descaso com muros de imóveis e terrenos abandonados. 

 

Superintendência Tributária realiza treinamento em Nota Fiscal Eletrônica

Para facilitar a adaptação ao novo layout da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e da Superintendência de Arrecadação Tributária, promoveu diversos treinamentos técnicos para contadores, contribuintes, empresários e servidores públicos do município sobre o novo sistema de arrecadação.

O objetivo foi esclarecer dúvidas, passar novas informações, além de detalhes e conhecimento para profissionais de vários segmentos sobre a atualização e a utilização do sistema para emissão de NF-e.  

Governo Municipal lança REFIS, programa destinado a sanar dívidas dos contribuintes

Para ajudar o contribuinte a quitar seus débitos com a fazenda pública municipal, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento e da Superintendência de Arrecadação Tributária, lançou o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) de créditos tributários ou não tributários.

O contribuinte pôde aderir aos descontos no valor das multas e juros de débitos de qualquer natureza da Fazenda Municipal (IPTU; Issqn; Alvará de funcionamento; Parcelamentos atrasados; Multas; Taxa de vigilância sanitária; ISS de obras; Taxas de Contribuição de Melhoria; Licença Ambiental; ITBI; Taxa de ocupação de área pública), inscritos ou não em dívida ativa, inclusive aqueles em fase de execução fiscal já ajuizada, ou que tenha sido objeto de parcelamento anterior não integralmente liquidado, ou cancelado por falta de pagamento, poderão a critério do Poder Executivo, ser pagos parceladamente.

Poder Executivo realiza audiência pública para elaboração da LDO de 2019

O governo municipal de Valparaíso, por meio da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Governo, realizou em abril a audiência pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício do ano de 2019. As diretrizes orçamentárias fazem o elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) e quantifica e oferta qualidade à Lei Orçamentária Anual.

A LDO é um instrumento fundamental no processo de planejamento fiscal, que é elaborado pelo Poder Executivo e enviado para o Poder Legislativo e compreende as metas e prioridades da Administração Pública, incluindo as despesas de capital para o exercício subsequente. Além disso, ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), dispondo sobre as alterações na legislação tributária.

Convênio para fortalecer forças de segurança do município é assinado

O Governo de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, celebrou o convênio com a Polícia Militar e a Polícia Civil e passou a remunerar o banco de horas dos policiais civis e militares.

O objetivo do pacto foi fortalecer o efetivo das forças de segurança, proporcionando mais ações de policiamento preventivo, ostensivo e a preservação da ordem pública na cidade. Por meio de Escalas Adicionais de serviço, as corporações reforçarão suas atividades policiais no enfrentamento as organizações criminosas e no combate à violência em todos os bairros valparaisenses.  

Governo investe em plataforma de acessibilidade para surdos

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás lançou em setembro o software de Acessibilidade em Libras. A comunidade surda de Valparaíso de Goiás conta com o HUGO, um simpático intérprete virtual 3D da Hand Talk, que realiza a tradução de textos e vídeos do site. O plugin deixa todo o conteúdo do site acessível em Libras, permitindo que o público surdo –  que a tem como primeira língua, navegue com autonomia.O objetivo do Governo de Valparaíso de Goiás é quebrar a barreira da comunicação e democratizar o acesso à informação e à comunicação, além de melhorar a acessibilidade do site, desta vez, voltada a um público específico, que tem dificuldade em ler ou escrever a língua escrita, pois possuem experiência extremamente visual. Situação que atinge 80% dos surdos no Brasil.

Desde junho de 2017, o município já conta com a Central de Interpretação de Libras (CIL), que permite que pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo-cegos tenham acessibilidade em quaisquer serviços públicos na cidade de Valparaíso de Goiás e outros municípios do entorno, agora a acessibilidade ao acessar o site da Prefeitura de Valparaíso de Goiás também está garantida.  

Feira da Economia Solidária chega aos bairros Parque Esplanada V e Parque Marajó

 

A Feira da Economia Solidária, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, contou com a parceria do SEBRAE e do Banco do Povo com o objetivo de fomentar a economia solidária nos bairros Parque Marajó, Jardim dos Ipês, Parque Santa Rita e Esplanada V.

A ação ajuda pequenos produtores e moradores dessas localidades na comercialização de mercadorias, visando à geração de renda e uma melhor qualidade de vida para todos. Na Feira de Economia Solidária os visitantes encontraram frutas, legumes, verduras, artesanatos, lanches, entre outros produtos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA