A Incrível Máquina de Livros passa por Brasília e estimula a leitura e troca de livros

Até quinta-feira (21), os brasilienses poderão participar de uma experiência mágica! É a incrível máquina de livros. O leitor coloca uma publicação em bom estado na máquina – que funciona dentro de uma van. Depois aperta um botão para especificar se quer um livro adulto ou infantil. Espera poucos segundos, enquanto a máquina processa e entrega um outro título.

A ideia surgiu em 2012 na tentativa de incentivar a leitura pelo país. Segundo Fauzi Gibran, o idealizador do projeto, a intenção era promover a leitura de forma criativa. De lá para cá, a incrível máquina conseguiu patrocínio da Lei Rouanet e saiu do papel. Em seu primeiro ano, a proposta vai passar por 21 cidades em 13 estados do país e termina o tour na Bienal do Livro de São Paulo em agosto.

E antes mesmo de chegar a Brasília, a máquina de livros já era esperada na capital. Cecília Barcellos, de 11 anos, acompanhou o itinerário da van pelo facebook. Nesta terça-feira (19), ela foi com a mãe trocar vários títulos e recebeu alguns que já estava na lista de desejos. A menina conta que ficou ansiosa enquanto a máquina processava a doação dela. Ao pegar os novos exemplares, avaliou:

E também há quem ficou sabendo ao passar pela Biblioteca Nacional, onde está estacionada. É o caso da cuidadora Cristiane Lopes. Ela caminhava até a rodoviária quando viu o projeto. Ganhou um livro de alguém que passava também e resolveu participar. Agora disse que vai divulgar o projeto no Paranoá, onde mora.

A incrível máquina de livros está estacionada na Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios. E o horário de funcionamento é das 9 da manhã às 6 da tarde. A troca de livros é totalmente gratuita. Basta levar um exemplar em bom estado, sem rabiscos ou páginas rasgadas. Não são aceitos livros didáticos nem gibis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here