Dia de Campo do Meia Ponte será nesta terça em Santo Antônio de Goiás

O município de Santo Antônio de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia, sedia nesta terça-feira, dia 12, o Dia de Campo do Projeto Meia Ponte de Todos executado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima).

O evento começa às 8 horas, na Fazenda Estância Cristal,  quilômetro 12 da rodovia GO-462,  no fundo da Embrapa. O Dia de Campo de Santo Antônio de Goiás seria realizado no dia 29 de maio último, mas teve de ser adiado devido aos reflexos da greve dos caminhoneiros.

Segundo o titular da Secima, Hwaskar Fagundes, a realização de Dias de Campo em municípios servidos pelo Rio Meia Ponte faz parte das ações educativas previstas no Decreto de 9 de março de 2018, que determinou situação de emergência hídrica nas bacias do Meia Ponte e do João Leite, visando priorizar o abastecimento de água da população da Região Metropolitana de Goiânia no período de estiagem que se aproxima.

“Além das medidas preventivas e de fiscalização, precisamos contar com ações educativas, de forma que a população saiba a importância de preservar as nascentes dos rios e também de adotar o consumo consciente da água”, afirmou.

Programação

Cinquenta e cinco estudantes de escolas de Santo Antônio de Goiás vão participar do Dia de Campo, ocasião em que assistirão a palestras de educação ambiental e plantio de mudas de árvores do Cerrado em nascente de curso d´água que banha o município. A população local também foi convidada a participar do evento, assim como lideranças políticas, empresarial e comunitário.

O Dia de Campo tem como objetivo estimular os municípios a cuidarem das nascentes que afluem para o Meia Ponte. Trata-se de uma ação que movimenta as cidades, envolvendo as prefeituras, as secretarias municipais, as escolas municipais e estaduais, os proprietários rurais e as entidades do segmento, todos unindo esforços em prol da recuperação das nascentes e das matas ciliares.

Desde abril último, quando o projeto Meia Ponte de Todos foi lançado, esta ação foi realizada em Goianira, Brazabrantes e Nova Veneza. O propósito é visitar os demais municípios que possuem nascentes que afluem para o Meia Ponte.

Até o final deste ano a Secima pretende doar 500 mil mudas para recuperação das nascentes e matas ciliares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here