Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: pesquisa do Ministério da Saúde revela que a doença é mais recorrente entre os indivíduos com 25 a 39 anos de idade

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, existem mais de 195 mil notificações de pessoas com HIV/AIDS no Brasil. A pesquisa revela que a doença é mais recorrente entre os indivíduos com 25 a 39 anos de idade, sendo 53% dos casos correspondentes à população masculina. No Distrito Federal, somando o número de pessoas portadoras da doença de 1980 a 2018,  chega-se a 12.248 notificações do vírus.

De acordo com o infectologista José David Urbaez, que integra o corpo clínico do Exame, Laboratório da Dasa, a AIDS é uma doença provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Ela é caracterizada pela exaustão do sistema imunológico. O HIV tem como principal alvo os linfócitos T CD4, um dos responsáveis por comandar a resposta às doenças infecciosas. “Clinicamente, a doença se define pelo desenvolvimento de infecções por germes oportunistas e/ou neoplasias associadas ao vírus.”  Afirma.

Como ela é transmitida

A forma mais conhecida de transmissão do vírus HIV é por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo. Porém, o vírus também pode ser transmitido pelo contato com sangue e hemoderivados – que são componentes ou frações específicas obtidas a partir do sangue humano– como consequência de bolsas de transfusão de má qualidade ou entre indivíduos usuários de drogas injetáveis, que compartilham agulhas e seringas para tal fim. Há também, a forma de transmissão vertical (de mãe para filho) que ocorre no momento do parto ou pela amamentação.

Sintomas

Em decorrência da falência do sistema imunológico, o portador desenvolve sintomas gerais como:

  • Febre;
  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Ressecamento da pele;
  • Aumento no tamanho dos gânglios.

Além do quadro clínico relacionado a cada doença infecciosa oportunista.

Diagnóstico

Para o diagnóstico da doença, dois testes se destacam: o ELISA, exame laboratorial realizado a partir de amostras de sangue e o Teste Rápido, realizado a partir de uma simples gota de sangue.

“O método ELISA é o mais solicitado por médicos em exames de rotina. O Teste Rápido é de fácil execução, não sendo necessária a coleta de grande quantidade de amostras de sangue”, destaca Urbaez.

Exame ELISA

Inicialmente se faz o teste de ensaio imunoenzimático, que funciona como triagem. Esses testes detectam tanto anticorpos contra o vírus como também estruturas do próprio vírus. Os resultados são disponibilizados em até 24 horas.

Teste Rápido

O Teste Rápido se baseia na detecção de anticorpos. É realizado a partir da punção digital do indivíduo e com uma gota de sangue colocada em um suporte especial, com um tempo de execução de 15 a 20 minutos.

O Laboratório Exame disponibiliza o método ELISA em todas as unidades e o teste rápido na unidade localizada no Sudoeste, Clsw 304 – bloco B . Para mais informações, entrar em contato com o Atendimento ao Cliente (61) 4004-3883.

Sobre o Exame

Nascido há mais de 40 anos, o Exame tem 60 unidades de atendimento em todo o Distrito Federal e entorno. Dotado de um corpo clínico altamente capacitado, o laboratório é pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. O Exame disponibiliza mais de três mil tipos de procedimentos, incluindo anatomia patológica e todos com qualidade comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Com ampla rede de convênios, o Exame também oferece a Tabela Popular, que traz condições especiais de pagamento para pessoas sem plano de saúde. Site: www.laboratorioexame.com.br. Atendimento ao Cliente: (61) 4004-3883.