Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Doenças raras: Clínica-Escola de Fisioterapia do Unieuro atende pacientes diagnosticados com a doença rara de Huntington

Huntington é uma doença rara, hereditária e genética que provoca degeneração progressiva de células do sistema nervoso. Os pacientes que são diagnosticados com essa doença precisam de cuidados e atenção especiais. Pensando nestes pacientes, após o tema ter sido abordado em uma monografia, surgiu o projeto chamado:”Ambulatório de Fisioterapia na Doença de Huntington”, implantado na Clínica-Escola do UNIEURO, na unidade Águas Claras. Os atendimentos são realizados todas as quartas-feiras, das 14h às 16h.
Para receber atendimento, o paciente precisa apresentar o encaminhamento médico. Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone o 61-3353-8009, na segunda, quarta e quinta-feira no período da tarde, das 13h às 17h e às terças e sextas, no período da manhã, das 8h às 12h.
Implantado em março de 2018, o projeto conta com a parceria da Associação Brasil Huntington, de São Paulo e com representantes em Brasília. Os atendimentos são coordenados pelo professor Dr. Hudson Pinheiro em parceria com a professora Dra Flávia Perassa. Encantado pelo tema das doenças raras e pela profissão que escolheu, o professor Hudson ressalta que o objetivo maior é sempre ajudar o próximo.
Nove pacientes são acompanhados na clínica-escola por professores e alunos que são supervisionados pelos docentes. O pré-requisito para que os alunos participem, conforme explica o professor são notas satisfatórias em Neuroanatomia e em Avaliação Clínica Fisioterapêutica.
“Um dos objetivos do projeto é encontrar alternativas na fisioterapia para melhorar a qualidade de vida destes pacientes. Além dos exercícios realizados, uma das atividades é o uso do videogame como estratégia lúdica que auxilia no equilíbrio e atenção do paciente”. Segundo o professor, a literatura ainda é pouco aprofundada sobre recursos terapêuticos nesta doença, porém existem muitos estudos.
Um dos sintomas que os pacientes apresentam, conforme explica o Dr Hudson Pinheiro, são o aumento dos movimentos involuntários, questões psiquiátricas e quadro demencial. Para estes casos “existe a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência com alguns serviços credenciados no DF (http://dab.saude.gov.br/portaldab/smp_ras.php?conteudo=rede_deficiencias) mas ambulatório para atendimento, específico para esta doença, ainda não temos. E queremos nos tornar referência”.
Estes pacientes requerem demanda de uma equipe multidisciplinar, explica o prof Hudson Pinheiro; “muitos já são acompanhados por um clínico, mas alguns encaminhamentos veem de neurologistas. Estes pacientes precisam de fisioterapeutas que cuidam da mobilidade, da prevenção do risco de queda, das questões cardiorrespiratórias, e além de nós fisioterapeutas, é necessário que estes pacientes sejas atendidos por fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional e estamos em busca de parcerias.

Estrutura

A Clínica-Escola trabalha com realidade virtual como estratégia lúdica, por meio do vídeo game, dentro de um ambiente seguro, além disso, utilizam o tatame, as barras paralelas para condicionamento e exercício, piscina, e todos sob orientação de profissionais.
Para o próximo semestre, doutor Hudson planeja confeccionar cartilhas de exercícios para auxiliar melhor os pacientes.

SERVIÇO:

Clínica- Escola de Fisioterapia- Centro Universitário Unieuro- unidade Águas Claras
Endereço Águas Claras: Avenida Castanheira lote 3700, Águas Claras – DF CEP:71.900-100
Telefone: 61-3353-8009