Farmacotécnica lança produtos para peles sensíveis, alérgicas e com intolerância a cosméticos

A Síndrome da Intolerância a Cosméticos ou dermatite de contato sensorial – uma manifestação não inflamatória aos produtos aplicados na pele – vem crescendo nos últimos anos, resultado da exposição excessiva da derme a diferentes produtos. Quanto mais são usados, maior o contato com substâncias contidas nas formulações e maior chance de desenvolvimento de irritações e alergias. Quem tem essa sensibilidade, reclama de sintomas variados, que incluem ardor, queimação, coceira, mas sem alterações cutâneas visíveis.

Quando isso acontece, a pele perde seu equilíbrio natural e entra num ciclo vicioso, com prejuízo da função de barreira e sensibilidade cada vez maior. Em muitos casos, o paciente acaba ficando “órfão” de produtos para cuidados simples de higiene e embelezamento e, ao necessitar de tratamento tópico, apresenta a pele tão fragilizada que não tolera o uso dos medicamentos necessários.

Para aliviar o problema, a Farmacotécnica desenvolveu o conceito Suav Derm, uma linha – composta por loção, gel creme, shampoo, condicionador e o fotoprotetor FPS 50 – com  bases e ativos cosmecêuticos sem 57 substâncias com potencial de desenvolver alergias e reações de sensibilização. “Essas fórmulas não contêm nenhum biocida ou preservantes típicos e atuam de forma preventiva, uma vez que não contêm as substâncias conhecidamente sensibilizantes. Todos os produtos são veganos (não contém ingredientes de origem animal ou que foram testados em animais) e podem ser montados de acordo com as necessidades de cada pessoa, após a avaliação do médico”, afirma Leandra Sá de Lima, consultora farmacêutica da Farmacotécnica.

A Loção Suav Derm, formulada à base de ingredientes da oliva, por exemplo, é não comedogênica, ou seja, não causa acne. É formada por cristais líquidos biomiméticos, fórmula criada com componentes e técnicas que fazem com que sua emulsão tenha a estrutura semelhante à da pele. Isso melhora a efetividade do produto, reduz a perda Transepidérmica de Água (TEWL) e possui efeito “Second Skin”, reforçando a barreira protetora da derme, melhorando a hidratação. “Esses cristais líquidos são formados por bicamadas lamelares que proporcionam às emulsões poder extra-hidratante, protegendo a pele contra agentes irritantes. Desta forma, os produtos da linha Suav Derm já começam a otimizar a pele mesmo na ausência dos ativos”, explica a farmacêutica. Também formulado com ingredientes da oliva, o Fotoprotetor FPS 50 Suav Derm chama atenção por utilizar baixa carga de filtros químicos adicionados à argila para garantir a performance protetora.

Já o Gel Creme Suav Derm tem formulação leve, de toque aveludado, formada por ésters de oliva e contem Ômegas 3, 6, 7 e 9, de origem vegetal. Tem ação biomimética à pele e otimiza a sua hidratação natural, devido à sua composição única semelhante à camada hidrolipídica natural da pele. Promove nutrição, hidratação cutânea, emoliência e regeneração dérmica, apoiando as defesas naturais e protegendo a cútis do envelhecimento e desidratação.

Paulo Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here