Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Gabinete de gestão integrada municipal discute avanços e propostas para fortalecer a segurança pública

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) esteve reunido mais uma vez nesta terça-feira (04/09), tratando de ações e propostas para seguir avançado nas políticas voltadas ao fortalecimento da segurança pública em Valparaíso de Goiás.

 

O GGIM é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam no município  O foco das ações integradas de segurança é trabalhar de maneira conjunta, tanto na fase de planejamento das operações como na execução.

 

Segundo o prefeito Pábio Mossoró, que também é presidente do Gabinete, a atual administração está cumprindo o seu papel e buscando diariamente o estabelecimento das metas para contribuir com o desenvolvimento dos serviços de segurança. “A garantia da paz em Valparaíso é uma das nossas principais missões. Em razão disso, apoiamos as operações conjuntas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade, que contam com o trabalho da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal, Agência Municipal de Trânsito e Transporte, e de outros órgãos ligados à prefeitura. Desse modo, aumentamos a confiança e a percepção de segurança por parte da população”, enfatizou.

 

O Tenente Tiradentes, representante do 20º Batalhão da Polícia Militar e um dos pilares do grupo, apresentou um número significativo ao destacar que a partir da implantação do GGIM, o trabalho conjunto avançou, colaborando para prevenção, combate e redução de 50% da criminalidade no município. “Estamos focados na contenção dos homicídios. Por isso, iremos intensificar as atividades, para manter o padrão dos serviços de proteção aos cidadãos e tudo que conquistamos até aqui”, salientou.

 

O delegado Dr. Rafael Abrão, do GIH/GENARC, revelou que desde a reativação do Gabinete de Gestão Integrada, a Polícia Civil e sua Câmara de Inteligência registram bons resultados nas ações de combate aos crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas, homicídios, violência doméstica contra a mulher e roubo/furto. “Eu acredito que essas espécies de crimes correspondem a cerca de 90% da incidência na cidade. Para termos certeza do índice de redução, precisamos de um espaço de tempo, para analisar e informar os números que foram alcançados por meio deste trabalho coletivo. Tudo isso devemos ao Banco de Horas garantido pelo governo municipal, que precisa ser mantido e que faz toda a diferença nas investigações policiais”, ressaltou.

 

Entre os outros informes discutidos destacaram-se: as políticas públicas de proteção e erradicação da violência contra as mulheres, a efetivação do Pátio Público para recolhimento de veículos irregulares e a necessidade da criação da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

 

Também participaram do encontro do GGIM, o superintendente Antônio José (Agência Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal), o secretário Francisco Ribeiro (Assistência Social e Cidadania), o secretário Jordame Barbosa (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), o secretário Ricardo Viana (Cultura e Esporte), a assessora Sandra Roque de Miranda (Acessória Especial da Mulher), o superintendente Antônio César (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), a superintendente Cleonice Alves (Superintendência de Arrecadação Municipal), representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal e do Conselho Tutelar Municipal.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás