Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Homenageados bombeiros e cadelas que trabalharam em Brumadinho

Os seis bombeiros militares goianos, juntamente com as cadelas farejadoras, que contribuíram no trabalho de buscas às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, foram homenageados nesta terça-feira, dia 5, pelo governador Ronaldo Caiado. Ele conversou com os militares que participaram da operação, acariciou os animais e conheceu parte do trabalho realizado em Minas.

“Fiz questão absoluta de estar aqui porque esse evento tem um significado maior, ele tem aquilo que é exatamente o sentimento do povo goiano. É o sentimento da lealdade, da gratidão, da competência, da honestidade, da solidariedade e do amor ao próximo. Meus parabéns Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás”, agradeceu o governador.

Participaram da operação em Minas Gerais o 2º tenente Thiago Wening Barbosa, o subtenente Leonardo Dias Soares, os sargentos Sebastião Carlos da Costa e Julius Cezar Oliveira, bem como os cabos Ricardos Dias dos Reis e Vinicius Veloso. Eles estavam acompanhados das cadelas Saori, Bruma, Cristal, Hanna, Luna e Vênus.Dados divulgados pela Defesa Civil de Minas Gerais confirmam que a tragédia em Brumadinho até o momento já deixou 134 mortos e 199 pessoas estão desaparecidas. A barragem de rejeitos se rompeu no dia 25 de janeiro e a lama destruiu o refeitório e o prédio da mineradora Vale, além de pousadas, casas e vegetação.

De acordo com Ronaldo Caiado, antes mesmo do governo mineiro aceitar a ajuda dos bombeiros goianos, a equipe já estava na estrada. A atuação dos bombeiros goianos em Minas Gerais foi do dia 26 de janeiro a 4 de fevereiro.

O governador ressaltou ainda que é uma honra ter uma tropa que se coloca à disposição para enfrentar adversidades e poder trazer esperança. “Faço essa referência e quero deixar claro que a homenagem de hoje é para cada um de vocês, e de forma especial, àqueles que foram a Brumadinho”, disse Caiado.

Os seis bombeiros são especialistas no atendimento de ocorrências com vítimas desorientadas ou desaparecidas em matas, escombros, deslizamentos ou na água. Já os cães são capazes de fazer buscas de pessoas vivas ou mortas em áreas rurais, áreas deslizadas e estruturas colapsadas. Com o faro, podem fazer varreduras em áreas rurais de 30 mil m² em cerca de 20 minutos, o que consumiria aproximadamente 30 bombeiros executando uma busca em linha.

O governador disse que “onde se vê um Brasil, muitas vezes, mergulhado na lama, se vê outro Brasil e outro Goiás colocando vidas à disposição de salvar e de poder buscar a recuperação daqueles que foram vitimados”.

“Meus parabéns! Meus cumprimentos! É este o Estado de Goiás que vamos construir. De solidariedade, de transparência. De poder fazer com que o dinheiro público venha salvar vidas”, reforçou. Ele também ressaltou o trabalho da cadela Vênus no resgate em Minas. Ela teve uma atuação de destaque, porque foi a cadela que mais conseguiu identificar pontos onde pessoas foram soterradas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus, se mostrou contente com a homenagem aos seus comandados. “É uma satisfação muito grande para a instituição Bombeiro Militar ter essa oportunidade e sabemos que o senhor é um grande líder, que faz toda essa máquina estadual funcionar. Sabemos da sua agenda e o senhor fez questão de estar aqui para valorizar as ações da nossa corporação. O senhor percebe a importância de estar presente liderando as nossas ações”, destacou. Ele disse que essa foi a primeira vez que um governador foi à corporação para homegear uma tropa depois de uma operação. “Isso para nós é um motivo de muita honra”, finalizou.

Equipamentos
No evento, o governador também entregou cinco novas Unidades de Resgate (URs), que vão reforçar o atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros em Goiânia. Investimento de R$ 1,1 milhão, recursos da Secretaria de Saúde.

Além disso, entregou à corporação 30 lanternas portáteis, 10 sopradores portáteis, 70 capacetes de combate a incêndios, 459 capacetes de salvamento, 100 mochilas costais flexíveis para combate a incêndio florestal e 100 cones de sinalização. Isso soma mais de R$ 750 mil em investimentos no Corpo de Bombeiros.

Combate à corrupção 
Durante a visita ao Corpo de Bombeiros, Ronaldo Caiado também falou de sua luta no combate à corrupção. Disse que Goiás não admite mais conviver com o desvio do dinheiro público, com atitudes que não sejam dignas com a população.

“É o momento de nós resgatarmos e trazermos a esperança para o povo goiano. A lama da corrupção, da má gestão, não vai soterrar a esperança do povo goiano. Podem ter certeza. Nós vamos superar as adversidades. Podem saber que terão um governo ao lado com total transparência e eficiência para que vocês se sintam honrados em bater continência e reconhecer as autoridades constituídas. Eu encerro dizendo meu muito obrigado. E que isso que vocês fizeram sirva de exemplo para todos os servidores públicos do Estado de Goiás”.

Foto: Cristiano Borges