Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF volta a ser positivo

O industrial brasiliense está confiante em relação às condições atuais dos negócios e às expectativas para os próximos meses. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF) – https://goo.gl/XAfmog. O índice subiu de 49,7 pontos em julho para 54,7 em agosto. Na comparação com o mesmo período no ano passado, houve aumento de 4,1 pontos.

Os dados foram coletados na primeira quinzena de agosto e indicam o retorno da trajetória de manutenção da confiança após dois meses de queda. O recuo se deu porque, em maio, por dez dias, a greve dos caminhoneiros paralisou os serviços de transporte de carga e prejudicou as atividades do setor industrial de todo o País. Em junho, o Icei-DF caiu 6,8 pontos em relação ao mês anterior.

A pesquisa é realizada pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Compõem o Icei-DF as condições atuais e as expectativas para os próximos meses, analisadas sob três ângulos: a economia brasileira, a economia local e a própria empresa.

O indicador de condições atuais avançou 6,7 pontos na passagem de julho para agosto e alcançou 46,9 pontos. A variável que mais contribuiu para a alta foi o item economia do DF, que teve crescimento de 8 pontos, passando de 36,5 para 44,5.

Em relação às expectativas para os próximos seis meses, o índice também teve aumento, de 54,4 pontos em julho para 58,6 em agosto. O destaque foi para a expectativa dos entrevistados sobre o futuro dos empreendimentos, que alcançou 61,6 pontos – crescimento de 4,5 pontos comparado ao último mês.