Novo Gama ganha ambulância por meio de parceria entre prefeitura e ministério

Por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura e o Ministério da Saúde, Novo Gama é contemplado com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que vai atender a comunidade. O veículo é novo e possui sistema completo de aparelhos que vão facilitar o atendimento pré-hospitalar às vítimas em situações de urgência e emergência. Autoridades se reuniram, na manhã de hoje (8), na Base Descentralizada do Samu, para anunciar a entrega do carro.

 

“Através de várias reuniões no Ministério que conseguimos trazer esse benefício”, afirma a secretária da Saúde, Wisliane Maximiano. Ainda de acordo com ela, Novo Gama foi um dos dois municípios, entre sete, a serem contemplados pela entrega da ambulância. “Para nós é um prazer trazer o veículo para a região”, comemora.

O secretário de Transportes, Damião Braz e o chefe do departamento de Compras da Prefeitura, Rômulo Fernando viajaram de carro para São José dos Pinhais, no Paraná, para buscar a ambulância diretamente na sede da empresa fabricante. O intuito era agilizar a entrega do carro para a população novogamense. “Eles rodaram mais de 1.500km até lá”, ressalta a prefeita Sônia Chaves (PSDB).

A cerimônia foi marcada pela participação dos demais secretários da prefeitura. Fiscais, funcionários e socorristas do SAMU também acompanharam a solenidade. Igualmente aos vereadores Ilma do Baduca e André Logos que estiveram no local.

“Eu já andei de ambulância uma vez, quando a minha mãe precisou ser internada às pressas no Hospital Regional do Gama. E foi nessa experiência que percebi a necessidade de investir em um veículo de atendimento móvel às vítimas”, destaca Ilma do Baduca, que discursou alegremente durante o evento.

O vereador André Logos aproveitou a oportunidade para desmentir notícias falsas e boatos que circulam no município sobre o assunto. “Algumas pessoas falaram que seria uma ambulância velha, mas não é. O veículo é novo e funciona praticamente como uma UTI móvel”, frisa.

ENTENDA

O atendimento do SAMU é realizado inicialmente pelo número 192. A ligação é gratuita, seja para telefone fixo ou móvel. A partir do chamado telefônico, técnicos identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e a localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here