Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Prefeitura de Novo Gama entrega mais de 220 certidões de regularização fundiária

Aconteceu na noite de ontem, 28, na Câmara Municipal de Novo Gama, a cerimônia de entrega de 220 Certidões de Regularização Fundiária (CRF) para a população que mora entre as quadras 01 a 07 do Pedregal.

Estiveram presentes, além de muitos vereadores da casa, a Prefeita Sônia Chaves, diversos secretários e secretárias e todas as famílias que foram contempladas pelo trabalho.

Durante a cerimônia, foi relembrada por André do Logos como a regularização é uma das questões mais antigas do município. O vereador teve grande participação no trabalho.

“Muitos gestores e outros políticos por aqui passaram, mas só agora aconteceu de verdade. A prefeita e eu batalhamos para que acontecesse e, é por isso, que eu acredito no projeto da Sônia”, afirmou André.


As CRFs, que foram entregues a custo zero, eram motivo de anseio para a população do bairro beneficiado. Os moradores esperavam há mais de 30 anos para ter a certeza de que seriam donos e donas, perante a lei, de suas próprias casas.


Como disse Sônia, “Hoje é um dia de muita alegria porque estes são os moradores mais antigos de Novo Gama. São eles que aqui primeiro chegaram e acreditaram em nossa cidade. Não me esqueci deles e ouvi os seus pedidos”, declarou ela.


Sobre a legalização, a prefeita reiterou, “as dificuldades são muitas e os recursos são poucos, mas nós não desistiremos até entregar o que prometemos. Assim como estamos fazendo hoje, como já fizemos no ano passado e como continuaremos a fazer”, felicitou ela agradecendo a todos os envolvidos no processo.

Regularização


O trabalho de legalização de muitos bairros do município foi uma das promessas de campanha de Sônia ainda em 2016. E, conforme prometido, a prefeita e sua equipe tem se empenhado em realizar os procedimentos necessários para que isto acontecesse.


Somente no ano passado, foram entregues 301 certidões de regularização fundiária para os moradores do Lunabel 3A. Contando o trabalho realizado no Pedregal, já foram regularizadas 521 casas em todo o município.


O próximo bairro a deixar a irregularidade será o Grande Vale, em que 65 CRFs já estão em fase de registro e serão entregues o quanto antes à população.


Futuramente, estão previstas a legalização de 375 lotes nos bairros Lunabel 3A, Lunabel 3B e Residencial Paiva. Também estão nos planos a regulamentação das casas restantes de todo o Grande Vale.

Atuação em Conjunto

A Prefeita Sônia e o Secretário de Infraestrutura Urbana, Agricultura e Habitação, Marinaldo Almeida, têm trabalhado desde o início da gestão na regularização de diversos bairros no município.


O secretário de Infraestrutura, Agricultura e Habitação, Marinaldo Almeida, explicou que, como uma das principais metas desta gestão, a prefeita Sônia uniu as pastas de Infraestrutura e Habitação para que o trabalho pudesse ser realizado de forma objetiva e otimizada.


“Estas certidões são fruto de uma atuação que, mesmo exaustiva, vem sendo cumprida com excelência por Sônia. Assumimos esse compromisso e, com muito esforço, estamos conseguindo concretizá-lo”, afirmou Marinaldo.


O vereador André do Logos, que também é morador do Pedregal, contou que havia tentado solicitar a legalização na antiga gestão do município, mas seu pedido não recebeu a devida atenção do então prefeito.

O Vereador André do Logos agradeceu à Prefeita Sônia Chaves por ser a primeira gestora a cumprir a solicitação dos moradores do Pedregal. 


“Como a Associação de Moradores não tinha sido ouvida, tornei-me parlamentar para que pudesse fazer algo por nosso bairro. Assim que fiz a proposta, a Sônia não só recebeu o nosso anseio de braços abertos, como foi a primeira, em mais de três décadas, a realizar este trabalho”, agradeceu o vereador destacando a importância da atuação em conjunto entre o Poder Legislativo e Executivo.

Moradores


A população do Pedregal aguardava há mais de 30 anos para ter a legalização de suas moradias. Assim explicou Marleide Aparecida sobre como era não ter a documentação, “é sempre uma dúvida, uma incerteza. Porque, ao mesmo tempo que a casa é minha e fui eu que paguei, ela não é minha” expressou a moradora.


Já a dona Maria Francisca contou que chegou ao município quando haviam poucos moradores, “fui uma das primeiras a vir para cá. Tudo era lama. Sou viúva e criei sozinha as minhas filhas sem ter a certeza de que era dona da minha casa. Agora eu estou muito feliz de receber o documento do pedaço de terra que eu moro”, expressou ela.

Dona Maria Francisca mora no Pedregal há mais de 30 anos e agradeceu por receber a CRF, “estou muito feliz de receber o documento do pedaço de terra em que moro”, disse ela. 


O Pastor Ciro Soares da Igreja Assembleia de Deus de Brasília agradeceu pela escritura recebida, “Era muito difícil porque não sabia se realmente receberíamos o documento. Eu agradeço muito à nossa prefeita pela bênção. Com certeza, quando os fiéis souberem, vamos fazer festa”, relatou Ciro.

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Novo Gama.