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Profissionalizar a gestão é o caminho para a perenidade das empresas

Empresas de todos os setores e portes atravessam períodos de turbulência diante da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Muitos negócios precisaram se reinventar, avançar na transformação digital e investir na profissionalização da gestão para garantir a competividade e a sobrevivência. Para Luiz Marcatti, presidente da MESA Corporate Governance, o momento pede que os administradores analisem o cenário com muita cautela e segurança antes de tomar qualquer decisão.

“É como enfrentar tempestades durante o voo. O piloto precisa ter segurança de que possui visibilidade e informações corretas para seguir adiante e transmitir confiança aos passageiros e tripulantes. O mesmo vale para os administradores que precisam ter sistema de informações e indicadores confiáveis, sem o que a empresa terá mais dificuldades para atravessar períodos de incertezas”, ensina o consultor.

Para garantir o desenvolvimento e a profissionalização do negócio, Marcatti ensina cinco dicas de gestão que podem ser aplicadas em empresas de diversos segmentos, independentemente do tamanho e do nível de maturidade.

1- Informações precisas

Em momentos de tempestade, principalmente por não sabemos quanto tempo vai durar, é muito importante que os administradores das empresas tenham um sistema de informação o mais preciso e atualizado possível. Isso ajudará a tomar decisões com mais segurança, principalmente nos momentos críticos.

2 – Caixa em dia

Se o piloto acha que vai demorar para chegar ao aeroporto, precisa checar se tem combustível suficiente. A mesma lógica vale para o caixa da empresa. Muitas organizações não têm clareza e nem segurança do quanto gastam e quais são seus custos. Ficam concentradas na venda e no faturamento. Em períodos de crise é extremamente importante ganhar dinheiro dentro de casa, racionalizar os recursos e avaliar a situação econômico-financeira, especialmente quando a necessidade leva a buscar recursos com agentes financeiros.

3- Equipe competente

O administrador precisa ter a certeza de que tem pessoa certa no lugar certo, ou seja, profissionais com a competência adequada para ocupar posições de acordo com a necessidade da empresa. Se o time não é competente, o gestor se sobrecarregará e, fatalmente vai enfrentar riscos e problemas.

4- Profissionalização da equipe

Colaboradores despreparados comprometem resultados e estragam a relação da empresa. Muitos não sabem o tamanho do prejuízo que um profissional despreparado pode acarretar à empresa. Se os empresários ainda duvidam da importância de ter equipes qualificadas, lembrem-se de Henry Ford, empresário americano que revolucionou a indústria automobilística. Há 100 anos o fundador da Ford Motor Company disse que o pior é não investir em treinamento e depois perder o funcionário, mas não treinar e o funcionário ficar na empresa.

5- Investir em tecnologia           

Uma empresa não se torna digital pelos recursos tecnológicos, e sim pelo modelo mental e pela cultura implementada. Os administradores precisam estar mais abertos para o mundo dos negócios aliado à tecnologia. A pandemia acelerou a transformação digital das companhias que precisarão manter o modelo para continuar atendendo as demandas e necessidades dos clientes.

Sobre a MESA Corporate Governance

A MESA Corporate Governance trabalha a governança corporativa e familiar na dimensão humana do poder, dinheiro e afeto. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN – International Corporate Governance Network, FBN – Family Business Network e NACD – National Association of Corporate Directors.