Quase 51% dos moradores de Santo Antônio do Descoberto trabalham no DF

O levantamento da Codeplan apresentado pelo gerente de Estudos Urbanos, Sérgio Jatobá, aponta que 50,78% da população da cidade goiana ocupa cargos no DF. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Dos 64.567 habitantes de Santo Antônio do Descoberto (GO), 56.232 são classificados como população economicamente ativa — desses, 41,74% têm trabalho remunerado.

O levantamento mostra que 50,78% da população ocupada sai da cidade goiana para trabalhar no DF. Aqueles empregados no próprio município também apresentam números expressivos: 45,84%. Os demais ocupam cargos em outras regiões metropolitanas, como Águas Lindas e Valparaíso de Goiás.Os dados estão na Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad), feita pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em 2017 e divulgada na tarde desta terça-feira (8).

Segundo o gerente de Estudos Urbanos da Codeplan, Sérgio Jatobá, apesar de a maioria depender do mercado de trabalho externo, esse é um dado positivo, uma vez que, da pesquisa de 2013 para a atual, houve mudanças importantes.

Na apuração anterior, eram 59,3% de pessoas empregadas que saíam da região, enquanto 37% trabalhavam em Santo Antônio do Descoberto.

“Ainda é um número alto [de trabalhadores no DF], mas o importante é essa redução acompanhada do aumento significativo das pessoas que ficam no próprio município”, ressaltou Jatobá.

De acordo com a Codeplan, os resultados da Pmad permitem conhecer melhor a situação socioeconômica, demográfica e de moradia da população urbana de cada um dos municípios pesquisados.

Ao examinar a naturalidade dos habitantes, por exemplo, nota-se que a maioria não nasceu em Goiás — 78,83% vieram de outras unidades da Federação. Desses, o Distrito Federal concentra o maior quantitativo populacional migratório (48,34%), seguido pelo Maranhão (8,97%), pelo Piauí (8,61%) e pela Bahia (7,41%).

Ainda segundo o estudo, Santo Antônio tem uma população jovem. Moradores com até 39 anos representam 66,03% do total. A internet está presente em 51,38% dos domicílios.

Com relação ao serviço de saúde, 95,49% dos habitantes declararam utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS). Deles, 29,42%, no DF.

Santo Antônio do Descoberto é a quarta cidade da Periferia Metropolitana de Brasília que tem nova edição da Pmad divulgada neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here