Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

UDF inicia projeto educacional em parceria com Universidade da Finlândia

 O Coordenador Geral de Graduação do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), professor Gabriel Cardoso, esteve em Tampere, na Finlândia, entre os dias 01 e 22 de junho, para iniciar o desenvolvimento de um projeto educacional em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK).

A parceria foi organizada pelo consórcio STHEM, do qual o UDF faz parte, que tem como missão promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de Instituições de educação brasileiras.

O projeto oferecerá diversos fundamentos atuais e de vanguarda para serem implementados no UDF no decorrer dos próximos anos e contribuirão para o desenvolvimento dos estudantes e para as atividades dos docentes da instituição. As frentes trabalhadas no UDF serão: Currículo para o futuro e cultura empreendedora; Cooperação entre universidade, sociedade e setor produtivo; Formação de professores; Metodologias ativas; Espaços de aprendizagem, e Engajamento dos estudantes.

No final do segundo semestre deste ano será realizada uma nova imersão. Desta vez, um grupo de professores finlandeses virá à São Paulo para acompanhamento e ajuste da evolução do projeto, que inicia sua execução no primeiro semestre de 2019.

Como referência em educação, a Finlândia possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Na última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que mede a qualidade de ensino por quatro anos consecutivos, o país alcançou o primeiro lugar.

. Y-Kampus: onde uma parte dos projetos de estudantes e professores são elaborados e executados. A cultura empreendedora está presente a todo instante.

De acordo com o professor Gabriel Cardoso, a parceria com uma universidade de ponta em um país que é referência mundial em educação representa um grande avanço para o UDF. “Desenvolver um projeto de aplicação local, sob supervisão dos especialistas finlandeses, de forma articulada com outras IES do Brasil, trará muitos benefícios para nossos estudantes, docentes, colaboradores e também para a comunidade” explica o professor. “Agora, de volta ao Brasil, o momento é de lapidar o projeto de acordo com nossa realidade, envolvendo professores, estudantes e gestores com perfil e interesse para contribuir com o desafio”, completa.

Capa da revista da universidade noticia a ida de professores brasileiros à Finlândia.

###

Sobre o UDF – Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Ao todo reúne mais de 16 mil alunos. Integra a Cruzeiro do Sul Educacional S/A, formada também pela Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Universidade de Franca (Franca/SP), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul – RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB). Trata-se de um grupo de ensino superior de atuação nacional que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados.Visite: www.udf.edu.br