O Vaticano divulgou neste sábado (21/9) a lista de participantes da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica, que será realizada entre os dias 6 e 27 de outubro, em Roma.
A lista reúne cerca de 120 bispos dos nove países que compõe a região Pan-Amazônica. Entre eles, 58 são do Brasil. O especialista de Pastoralidade da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Joaquim Alberto, está entre os participantes, representando o Grupo UBEC. Ao todo, 118 brasileiros participam da assembleia.
Clique aqui e confira a lista de brasileiros convocados para o Sínodo para a Amazônia.
Para o presidente da UBEC, Pe. José Romualdo Degasperi, o convite é sinônimo de orgulho e de muita responsabilidade, diante da crise ambiental que o mundo atravessa, e em especial a Amazônia. “Sabemos a importância que a Amazônia tem para o mundo e das problemáticas que temos enfrentado e o Sínodo é uma resposta da Igreja que reforça o cuidado à Casa Comum”, destaca.
Com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, a assembleia especial discute o papel da Igreja Católica em defesa da Amazônia e os novos caminhos de evangelização para os povos da região.
Joaquim considera a convocação uma grande responsabilidade e afirma que a iniciativa do papa Francisco reflete a preocupação da Igreja com o futuro da Amazônia. “Debater esse tema é um gesto de profunda profecia, coragem, ousadia e esperança de provocar na humanidade um novo olhar, não só para a Amazônia, mas para todos os biomas”, destaca.
A UBEC é o único grupo educacional presente no debate. Para o especialista de Pastoralidade, a presença do Grupo reforça o compromisso institucional com a pauta ambiental e “favorece que a educação esteja presente no debate”.
Para Joaquim, a iniciativa é um exercício de profunda transformação social. O especialista afirma ainda que sua expectativa é de colaborar com a Igreja e, principalmente, com a reflexão da temática que é de extrema relevância para o mundo.
“É uma honra e uma alegria imensa participar e contribuir, de maneira profética e coerente, com o Seguimento de Jesus e com a proposta que se apresenta de pensar novos caminhos para a Igreja e para a ecologia integral”.
Comunicação UBEC – Carol Lira