Equipe do departamento de Meio Ambiente da Corumbá Concessões – gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV – e agentes ambientais realizaram ação educativa no sábado de Carnaval, 22 de fevereiro, com o objetivo de orientar os turistas acampados nas margens do reservatório sobre a preservação do meio ambiente. Divididas em dois barcos, as equipes percorreram o lago e abordaram famílias que aproveitavam o feriado de carnaval na APP do reservatório em Silvânia, Abadiânia, Alexânia e Luziânia.
Os turistas receberam um kit contendo folder, cartilha, um lixocar, um saco para destinação de resíduos e o Informativo UHE Corumbá IV com notícias sobre as ações socioambientais realizadas pela companhia nos sete municípios do entorno do reservatório. Ao todo foram entregues pela equipe 270 sacos biodegradáveis.
Os agentes ambientais orientaram os turistas sobre o que eles podem e o que não podem fazer no lago e na APP: Não acender fogueira para evitar fogo na mata; não desmatar ou causar danos à vegetação, não estacionar veículos na faixa dos 100 metros da APP; usar colete salva-vidas, especialmente nas crianças; coletar o lixo gerado durante o lazer para descarte correto na cidade; e observar o período da piracema (reprodução de peixes) que vai até o final de fevereiro, quando é proibida até mesmo a pesca amadora. Estas foram as principais orientações.
Carnaval e meio ambiente juntos
“Nós fazemos a educação ambiental com os turistas o ano todo, então agora no carnaval reforçamos ainda mais a equipe para alcançar um número maior de pessoas. Alguns turistas se identificam mais com o silencio e o sossego, outros grupos trazem para a APP o mesmo modelo de carnaval da cidade com o uso do som automotivo no estilo balada. Em ambos os casos entregamos o material educativo e o saco de lixo. A informação e o diálogo são sempre prioridade nos modelos atuais de educação e são agregados à fiscalização”, disse Marinez de Castro, analista ambiental que acompanhou a ação no lago.
Curtir o lazer no Corumbá IV com responsabilidade é possível, na opinião do turista Edivan Dias de Souza, morador de Brasília, que duas vezes por mês frequenta o local. Ele disse que já sabia da proibição de estacionar veículos na APP, por meio de orientação do condomínio. “Um item importante, para nós, é a segurança. Por isso, temos boias separando 20 metros da beira da água para que barcos e jet-skis não ultrapassem o local onde crianças e adultos se divertem”, disse.
Jéssica Gomes, de Brasília, que tem um lote no condomínio Vila Bougainville, em Alexânia, elogiou a ação educativa dizendo que muitas recomendações feitas pelos agentes ambientais já são seguidas pelo grupo, como recolher o lixo. No entanto, eles ainda não atendem à norma quanto a não estacionar o carro na APP. “Nós não sabíamos disso e vamos subir com os carros para depois dos 100 metros”, disse. “Esse local é o que temos para descansar e, por isso, tentamos fazer o máximo para deixar tudo melhor do que encontramos. Curtir o lazer com responsabilidade”, completou.
Para Jalme Gomes, de Anápolis, que tem lote no condomínio Paraíso Ecológico, em Abadiânia, “o principal é não deixar lixo aqui”. Ele ressaltou que os familiares e amigos têm esse cuidado como regra básica para o acampamento. “Essa ação ambiental que vocês estão fazendo no Carnaval anda junto com o meio ambiente e é da maior importância. Nós, que temos casa aqui, estamos cientes das recomendações, mas tem muito turista que entra aqui de `beira` deixa latinhas e lixo onde armam barraca, sem qualquer respeito ao meio ambiente”, comentou.
Ana Guaranys
Corumbá Concessões