Leia mais

Imagem

Mais lidas

Imagem

Útimas notícias

Imagem

Especialista dá dicas para concursandos que sonham com carreira na Polícia Civil do DF

Os interessados na carreira de Policial Civil estão comemorando o sinal verde da Secretaria de Planejamento do Distrito Federal para a realização de concurso público para o cargo de escrivão da PCDF. São 300 vagas para nível superior e a expectativa é que o edital seja divulgado neste semestre.

O salário inicial é de R$ 8.698,78, além de benefícios e gratificações. A notícia animou os concursandos que aguardam o certame, inclusive os que estão de olhos em outros cargos. Para ajudar na preparação, especialista dá dicas essenciais para aqueles que vão disputar uma vaga.

O primeiro passo para quem quer sair na frente é começar a preparação desde agora, segundo o professor de Legislação Penal Especial Fernando Cocito, do IMP Concursos. “Com os editais próximos, o ideal é acelerar os estudos, com metas diárias de pelo menos quatro horas de estudo”, alerta. 

Segundo ele, a análise do último edital sempre deve ser a base dos estudos. “Na última prova, caíram 15 questões de informática e outras 15 de raciocínio lógico, matérias que merecem uma atenção especial. No tocante ao Direito Penal e Processual Penal, caíram duas dezenas de leis especiais, que também merecem um estudo mais aprofundado”.

O conteúdo específico também não deve ser a única preocupação. “É importante se manter atualizado, com noticiários e leituras de jornais e revistas, tudo visando uma boa redação. Estar fisicamente preparado também é importante. Tente se manter em forma, reservando um espaço do dia para as atividades físicas. Isso também é bom para a mente”, explica Cocito.

Além do conteúdo, a pressão é uma das maiores dificuldades que os candidatos enfrentam na hora da prova, de acordo com o professor. “Trata-se de concurso que mexe com o brasiliense, dado o número expressivo de vagas e a boa condição de trabalho que a Polícia Civil possui. É preciso estar em paz, seguro de si. Essa segurança só vai decorrer de estudo sério e compromissado”, aconselha.

De acordo com dados do Portal da Transparência do Distrito Federal, existem 4.102 postos vagos na Polícia Civil do DF. São eles: agente polícia de custódia (452), agente de polícia (2750), escrivão (398), papiloscopista (240), perito médico legista (83) e perito criminal (179).

Somente para a carreira de agente de polícia, conforme a Lei nº 12.803, foram aprovadas 5.649 vagas, porém, 2.750 estão desocupadas. Já para o cargo de escrivão foram 1.000 vagas aprovadas e, dessas, 398 não foram preenchidas.