A prevenção postural desempenha um papel crucial na manutenção da saúde e na prevenção de lesões relacionadas à coluna vertebral. Uma postura adequada é fundamentada em alinhar corretamente os segmentos do corpo, permitindo que a coluna fique em sua posição fisiológica, naturalmente curvada. No entanto, devido a hábitos diários e estilo de vida sedentário, muitas pessoas desenvolvem posturas inadequadas (vícios posturais) que podem levar a dores, desconforto e até mesmo lesões crônicas.
Para evitar esses problemas, Marcos Paulo Ribeiro dos Santos, Supervisor de Reabilitação Ambulatorial do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), que possui um Serviço de Fisioterapia, recomenda a adoção de medidas rotineiras simples, como:
- Manter uma postura adequada durante as atividades diárias, como sentar, em pé, caminhar e levantar objetos. Concentre-se em manter a coluna reta e alinhada, evitando curvar-se excessivamente;
- Fazer pausas regulares de 10 minutos a cada 2 horas em caso de atividades que exigem a permanência de longos períodos na mesma posição;
- Praticar exercícios regularmente para fortalecer os músculos das costas, abdômen e posturais. Exercícios como pilates, ioga e musculação podem ser benéficos para melhorar a postura e prevenir lesões.
- Ficar alerta ao levantar objetos pesados. Sempre dobrar os joelhos para utilizar os músculos das pernas para levantar a carga, evitando sobrecarregar a coluna.
- Utilizar equipamentos ergonômicos adequados, como cadeiras com suporte lombar e teclados/mouses com posições confortáveis, e monitor alinhado com altura do crânio, alinhado com a visão evitando flexão ou extensão excessiva da coluna cervical ao utilizar o computador.
- Evitar carregar bolsas ou mochilas muito pesadas em um único ombro. Usar mochilas com alças acolchoadas e reguláveis e distribua o peso uniformemente nos dois ombros.
- Verificar à qualidade do seu colchão e travesseiro. Um colchão firme, que ofereça suporte adequado para a coluna, e um travesseiro que mantenha o alinhamento do pescoço são importantes para uma boa postura durante o sono.
- Manter um peso corporal saudável, uma vez que o excesso de peso pode sobrecarregar a coluna e causar desequilíbrios posturais.
Vale destacar que estas são apenas algumas medidas preventivas gerais. E, caso haja alguma preocupação específica com relação à postura dores específicas na coluna, é sempre recomendado buscar a orientação de um profissional de saúde, como um fisioterapeuta ou um médico especialista em ortopedia.