Os associados das 34 instituições que compõem a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) elegeram, nesta quarta-feira (07/05), o novo corpo diretivo que representará a Associação no biênio 2025-2027. A eleição aconteceu no Hotel Windsor, em Brasília, e foi conduzida pelo presidente da Assembleia Geral da ABDE e presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Maria Fernanda Coelho é Diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES e foi presidente da Caixa Econômica Federal entre 2006 e 2011.
A nova presidente tomará posse nos próximos dias, assim como os dois vice-presidentes e nove diretores eleitos. Maria Fernanda Coelho agradeceu o apoio no novo desafio: “A ABDE inclui os bancos públicos de desenvolvimento, bancos estaduais, agências de fomento, Finep e Sebrae, que representam mais de 45% do crédito no Brasil, em um mercado de mais de R$ 6 trilhões. É importante que as instituições financeiras estejam alinhadas para cumprir a missão de ampliar o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo os principais setores da nossa economia e gerando empregos de qualidade”, disse.
O atual presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, apoiou a candidatura de Maria Fernanda Coelho e fez um balanço do período no comando da instituição: “Cheguei com o desafio de fortalecer o Sistema Nacional de Fomento, e acredito que cumpri a missão da melhor forma possível. A ABDE hoje é uma Associação ainda mais ativa e respeitada dentro do sistema financeiro, e terá um futuro brilhante. Maria Fernanda Coelho já foi presidente de um dos maiores bancos do país. Tenho certeza de que a ABDE seguirá como protagonista para ampliar o desenvolvimento do Brasil durante sua gestão”, finalizou Pansera. Nos últimos dois anos, a ABDE e seus associados atuaram em diversas frentes, como a aprovação da Letra de Crédito de Desenvolvimento; na recuperação do Rio Grande do Sul; expansão do programa Nova Indústria Brasil; ampliação do crédito para Inovação e no cumprimento da Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, entre diversos outros projetos.
A eleição também mudou a composição dos cargos de diretoria da ABDE. O primeiro vice-presidente será Euler Mathias, diretor de Governo do Banco do Brasil. O segundo vice-presidente seguirá sendo Heraldo Neves, diretor administrativo do BRDE. Os diretores eleitos foram: Alexandre Barbosa, do Sicredi; Cláudio Stábile, da Fomento Paraná; Cledir Magri, da Cresol; Jean Benevides, da Caixa; José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste; Marcelo Saintive, do Bandes; Mária Maia, da AGN; Marcos Vinícius de Castro, da AFEAM; e Roberto Batista, do Banco da Amazônia.
Perfil – Natural do Recife, Maria Fernanda Ramos Coelho é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e tem especialização em Finanças Empresariais pelo IBMEC. Com longa experiência na gestão pública, foi empregada de carreira na Caixa Econômica Federal, e ocupou diversas funções até chegar à presidência da instituição em 2006, cargo que exerceu por 5 anos. Presidiu o Conselho de Administração da Caixa Participações e compôs os Conselhos de Administração da CAIXA e da CAIXA SEGUROS. Atuou como Diretora de Relações Institucionais da Concessionária do Aeroporto de Guarulhos. Foi Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Subsecretária de Programa do Consórcio Nordeste. Também atuou como Secretária-Executiva da Secretária-Geral da Presidência da República. Em junho de 2024 assumiu como Diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas no BNDES.