Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

CEO da Pinheiro Ferragens defende protagonismo feminino no empreendedorismo 

Ainda hoje, muitas mulheres que decidem empreender se deparam com obstáculos invisíveis – e persistentes. De falta de acesso a crédito a preconceitos enraizados, a jornada empreendedora feminina continua exigindo mais esforço e resiliência. É o que defende a empresária Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens, ao compartilhar sua trajetória como líder de uma empresa do setor da construção civil, historicamente dominado por homens.

“A maior barreira que enfrentei não foi técnica nem de gestão, mas sim a dúvida constante que pairava sobre minha capacidade de liderar só por eu ser mulher. Muitas vezes, precisei provar meu valor em dobro para ser ouvida com a mesma autoridade que meus parentes homens”, afirma Janine.

De acordo com dados do Sebrae, cinco barreiras principais impactam o avanço das mulheres no empreendedorismo: o acesso a financiamento, o acúmulo de responsabilidades familiares, a limitação de redes de contatos, os estereótipos de gênero e a escassez de representatividade. Para Janine, o enfrentamento dessas questões exige uma combinação de estratégia, autoconfiança e suporte mútuo entre mulheres.

“Falo com frequência com outras empreendedoras, de diferentes setores, e percebo como nossas dores se repetem. Criar redes de apoio é essencial para mudar esse cenário. Quando uma mulher abre espaço, ela precisa trazer outras com ela. Essa é a verdadeira força do feminino no mundo dos negócios”, diz.

À frente da Pinheiro Ferragens, Janine implantou um modelo de gestão que valoriza a diversidade e a formação de lideranças femininas. O objetivo, segundo ela, é mostrar que não existe área ‘de homem’ ou ‘de mulher’, mas sim talentos que precisam de oportunidades para florescer.

“Precisamos ocupar todos os espaços com competência, mas também com coragem. Ser mulher em um setor industrial ainda é um ato de resistência – e de inspiração para muitas outras que estão começando, o elo mais forte é aquele construído pela união de objetivos e muito trabalho, independentemente de gênero”, conclui.

A história de Janine Brito inspira não apenas pela quebra de paradigmas, mas também por mostrar que é possível construir negócios sólidos e inovadores em ambientes desafiadores. Com protagonismo, visão de futuro e compromisso com a equidade, ela mostra que o aço mais forte é aquele moldado pela diversidade. 

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados. 

Assista os vídeos institucionais da Pinheiro Ferragens: 

SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF