Em uma iniciativa voltada à inclusão, o Boulevard Shopping Brasília realiza, no dia 22 de maio, uma programação especial voltada para pessoas com daltonismo. A ação reforça o compromisso social da administradora NIAD, que celebra um ano de parceria com a ONG portuguesa ColorADD — criadora de um sistema de identificação das cores que permite uma comunicação mais acessível para os mais de 9 milhões de daltônicos no Brasil.
A ação integra a campanha institucional da NIAD, intitulada “A beleza da inclusão está além do que os olhos alcançam”, e será realizada simultaneamente em seis shoppings administrados pela empresa no país. O projeto, inédito na América Latina no setor de shopping centers, utiliza um “alfabeto das cores” aprovado pela comunidade científica internacional, capaz de tornar ambientes comerciais mais inclusivos e acolhedores.
Programação
Quem passar pelo Boulevard Shopping Brasília, na quinta-feira (22), de 12h às 17h, no piso 2, poderá realizar o Teste de Daltonismo. Em parceria com o Visão Hospital de Olhos, os interessados serão atendidos por profissionais para fazer o Teste de Ishihara, que identifica a condição. A ação inclui também o uso de óculos especiais que simulam diferentes tipos de daltonismo, com um painel interativo que permite entender como é enxergar com a condição.
Outra ação é o Painel de Cores, um espaço interativo com acesso livre para todas as idades que trará informações sobre o daltonismo, demonstrações com o alfabeto das cores do ColorADD e promotores preparados para tirar dúvidas do público.
E a novidade: disponibilização do aplicativo ColorADD. A partir do dia 22, adesivos e displays com QR Code estarão disponíveis nas lojas do shopping para que clientes com daltonismo possam baixar o aplicativo. A ferramenta facilita a identificação de cores das peças e torna a experiência de compra mais autônoma e assertiva. Disponível para iOS e Android.
NIAD: pioneirismo e impacto social
Desde maio de 2024, a NIAD é a primeira administradora de shoppings da América Latina a adotar o sistema ColorADD em seus empreendimentos. A sinalização com os símbolos do alfabeto das cores está presente em espaços estratégicos dos shoppings — como estacionamentos, banheiros, elevadores e áreas de descarte de resíduos — e já impactou mais de 4 milhões de pessoas.
“Mais de 90% das informações no mundo são transmitidas por cores. Para os daltônicos, isso representa um desafio cotidiano que compromete a autonomia e a inclusão. Nossa missão é transformar esse cenário com empatia, ciência e design”, afirma Eduardo Borges, CEO da NIAD. O executivo destaca ainda que a parceria vai além das sinalizações: ela oferece acesso a exames e experiências sensoriais que ajudam a sociedade a compreender e respeitar as diferenças. “Não é apenas um projeto pontual, mas um compromisso duradouro com a transformação social”, completa.
Com ações simultâneas também no Boulevard Londrina (PR), Boulevard Vila Velha (ES), Shopping Bougainville (GO), Shopping Pátio Alcântara, São Gonçalo Shopping e Santa Cruz Shopping (RJ), a campanha celebra a inclusão como um valor essencial — e mostra que, quando as cores ganham significado para todos, a comunicação se torna verdadeiramente universal.
Sobre o Boulevard Shopping Brasília
O Boulevard Shopping Brasília, administrado pela NIAD, possui 15 anos de história, atraindo mais de 7 milhões de visitantes por ano. O empreendimento traz, além de um varejo completo com as principais âncoras do país, amplo entretenimento com 4 salas de cinema, serviços diversos, projetos consolidados em ESG. Entre as principais atrações gastronômicas, destacam-se o João Brasileiro, Taverna Viking, Mania do Churrasco e, claro, grandes opções de fast food, como Burger King, McDonald’s, Giraffas, Spoleto, entre outros. O shopping ainda se prepara para receber o Pecorino Mediterrâneo, Taco Bell, Express Grill, Mordidela, Arabian e Gyros. Com a proposta garantir conforto e inclusão a todos os visitantes, o shopping oferece Praça Pet, Espaço do Cliente com fraldário e Sala do Aconchego para autorregulação de pessoas com sensibilidade sensorial. E, ainda, vagas verdes para recarga de carros elétricos e inclusivas para pcds, idosos e gestantes, localizadas na garagem coberta.
SERVIÇO:
1 ano de ColorADD
Data: Quinta-feira,22 de maio
Horário: das 12h às 17h
Local: Piso 2
Acesso: Gratuito – Aberto ao público
Boulevard Shopping Brasília
Setor Terminal Norte, Conj J – Asa Norte
Informações: (61) 3448-3300
Canais digitais: https://www.boulevardbrasilia.com.br/
@boulevardshoppingbrasilia