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Consumo aquecido

A Intenção de Consumo das Famílias brasilienses (ICF) cresceu 1,4 ponto em julho, na comparação com junho deste ano, fixando-se em 96,6 pontos no sétimo mês de 2019. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice também apresentou crescimento, de 4,3 pontos. Apesar do resultado positivo, a intenção de consumo no DF se mantém abaixo da linha de otimismo, que é de 100 pontos. É o que mostra pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do DF.

O presidente da Fecomércio, Francisco Maia, explica que o segundo semestre do ano geralmente é mais positivo para o comércio. “A intenção do consumo ainda não é a ideal, mas vem aumentando. No segundo semestre, as famílias já quitaram suas obrigações com as cobranças típicas de início de ano, como a compra de materiais escolares e o IPVA”, explica Francisco Maia. “O Dia dos Pais também pode ser outro fator de otimismo, já que é uma data muito boa para os lojistas, que esperam um crescimento de 8,69% para a data, em comparação a 2018”, conclui o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.

O estudo mostra ainda que 75,8% dos consumidores estão mais seguros em relação a situação atual do emprego; 14% menos estão menos seguros; 3,2% disseram estar igual ao ano passado; 4,5% dos entrevistados estavam desempregados e 2,4% não souberam responder.

Legenda da foto:      O ICF é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família