Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Coral Vozes de Corumbá apresenta concerto de músicas eruditas

Com um repertório temático de músicas sacras, de autores tradicionais da liturgia, como Mozart, Hendel, Bach e São Thomaz de Aquino, o Coral Vozes de Corumbá, do município Corumbá de Goiás, se apresentou na noite do último sábado, 19 de outubro, sob a regência do maestro Wesley Mariano de Oliveira. O concerto foi realizado na Igreja da Matriz Nossa Senhora da Penha de França, organizado pela Associação em Defesa do Patrimônio Histórico.

A apresentação teve a presença do prefeito Célio Fleury; de representantes do setor cultural e artístico da cidade e da Corumbá Concessões, a analista de meio ambiente Marinez Caetano de Castro. A companhia é gestora da UHE Corumbá IV e há 12 anos presta apoio cultural ao coral.

“Nós, corumbaenses, nos orgulhamos muito por termos o belíssimo coral Vozes de Corumbá, que apoiamos e incentivamos”, disse o prefeito Célio Fleury. Para ele, Corumbá de Goiás respira cultura, citando outros valores, como a centenária Banda 13 de Maio, a Orquestra de Violeiros, a tradicional Cavalhadas, os casarões antigos construídos pelos bandeirantes, além de destaques na literatura, a exemplo dos consagrados escritores José J. Veiga, Benedito Odilon Rocha e Bernardo Élis.

O prefeito ressaltou, também, a importância da Igreja da Matriz, construída em 1733, que foi tombada e restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Célio Fleury agradeceu a presença da representante da Corumbá Concessões, ressaltando o apoio da companhia a diversos eventos culturais e artísticos, além de ações socioambientais que realiza no município.

Segundo a presidente da Associação em Defesa do Patrimônio Histórico, Maria do Carmo Gouveia de Morais, o coral tem grande importância para o município e para a região. “Corumbá de Goiás é uma cidade antiga, com 283 anos, e prima por proteger o seu patrimônio. O coral é cultura pura, está sempre integrando a população e estimulando os mais jovens, principalmente, a dar continuidade a esse trabalho”.

O Vozes de Corumbá existe há 18 anos, e os concertos começaram a ser realizados há 12 anos, conforme explicou a coordenadora do coral, Ana Rute Fleury Curado. Segundo ela, estão programados uma cantata de Natal, no final do ano, e um grande concerto na praça, em 2020, para comemorar os 19 anos de existência do coral.

Marco da Expedição Cruls

O secretário de Educação, Juarez Machado, presente ao concerto, aproveitou a oportunidade para divulgar o evento “Expedição Pico dos Pireneus e o enigma da Cápsula do Tempo”, que vai acontecer em Corumbá de Goiás, em 26 de outubro. O objetivo é reviver a época em que a expedição composta por 22 pesquisadores, liderada pelo engenheiro belga Louis Ferdinand Cruls, passou pela região (Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Abadiânia e outras cidades), em 1892, com a missão de mapear pontos estratégicos do Planalto Central com vistas à escolha da nova capital do Brasil.

Com uma programação variada, às 10:30 cerca de 80 jeepeiros de várias partes do país chegarão à cidade para a Cerimônia no Pico dos Pireneus, quando será enterrada uma cápsula do tempo contendo ata assinada pelos pesquisadores do projeto “Caminhamentos Missão Cruls” e outros documentos. Após o almoço, haverá uma visita à Ponte de Madeira sobre o Rio Corumbá, projetada por João José Campos Curado, membro da expedição, quando será inaugurado o Largo Louis Cruls.

Às 15:30, haverá o desfile de tropa com indumentária da época, no centro histórico da cidade, acompanhado pela Corporação Musical 13 de Maio. Às 16:30, está marcada uma cerimônia no Cine Teatro Esmeralda para apresentação do Projeto Circuito Missão Cruls e homenagem ao embaixador da Bélgica, Patrick Herman. A cerimônia terá abertura pelo Coral Vozes de Corumbá e apresentação da Orquestra de Violeiros. E às 18:30, os participantes irão para a praça onde farão observação astronômica com equipamentos utilizados na época, quando os pontos estratégicos eram mapeados e referenciados pelas estrelas, por meio de telescópio.

Ana Guaranys

Assessoria de Comunicação