Crianças dos centros olímpicos do Gama, Estrutural e Setor O tiveram, neste final de semana, um momento especial de recreação no Estádio Nacional Mané Garrincha. Foram cerca de 240 alunos de futebol dos COPs, eles realizaram atividades no gramado do estádio, tiveram uma conversa com o zagueiro Emerson, do Gama, e conheceram os vestiários.
As crianças tiveram a oportunidade conhecer e jogar em um estádio profissional, onde grandes jogadores já passaram. A aluna Gabriela Belém de 15 anos do COP do Gama enfatizou o sonho realizado “realmente é a realização de um sonho, é a primeira vez que venho no estádio. Quando entrei no gramado foi uma sensação muito boa, de estar realizando um sonho.
Muitas meninas estavam presente entre os alunos, jogando de igual para igual com os meninos. Outra aluna do COP sonha em ser jogadora profissional de futebol e tem a Marta como ídolo, mas conta que sofre preconceito por jogar com os meninos “é difícil porque as vezes eles (os meninos) têm um preconceito por sermos meninas. Se a gente conseguisse acabar com esse preconceito em toda a humanidade seria tudo perfeito”.

O professor do COP do Gama, Felipe Coutinho, explicou mais sobre o projeto “esse projeto começou alguns meses atrás para tentar proporcionar a todos esses alunos a vivenciar esse espetáculo que é jogar futebol em um dos maiores palcos que Brasília pode nos proporcionar. Hoje podemos realizar o sonho de 240 crianças que estão aqui, é um marco para os Centros Olímpicos e Paralímpicos.
Testemunho para as crianças
Depois de realizar as atividades no campo os alunos conheceram o zagueiro do Gama Emerson, ex-seleção. O jogador contou um pouco da sua trajetória, começou como profissional aqui em Brasília e depois passou por grandes clubes como Atlético Mineiro, Flamengo e Athletico Paranaense e teve uma passagem pela seleção. O zagueiro respondeu as perguntas das crianças, assinou autógrafos e fez um sorteio com uma camisa do Gama. “Estou muito feliz pelo convite, de ter falado um pouquinho da minha história e da minha carreira profissional para essas crianças, colocando um pouquinho mais de esperança na vida deles e colocar na mente deles que todo sonho é possível. Eu era morador de Ceilândia e consegui chegar na seleção brasileira e então é bom o nosso testemunho para que as crianças tenham o pensamento positivo e ter a esperança de realizar seus sonhos” disse o Zagueiro Emerson.

Depois do encontro com o Emerson as crianças foram conhecer os vestiários, onde aproveitaram para jogar mais uma bolinha. Para a surpresa deles o zagueiro também se juntou a eles e jogou um breve jogo de “bobinho”.
O jovem Rafael Andrade do COP do Gama tem paralisia cerebral e se emocionou ao jogar no Mané Garrincha “é a primeira vez que eu venho aqui, é uma sensação muito boa e eu estou realizando um sonho. Meu sonho é ser jogador de futebol”.
Texto e imagens: Vitória Von Bentzeen