ACESSIBILIDADE
A grande festa contará com acessibilidade total. Todos os espaços estarão preparados com rampas para receber público em cadeiras de rodas, e mesmo os palcos receberão artistas representantes de pessoas com deficiência (PCD). Haverá intérpretes de libras em todos os locais.
Desta forma, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa atua no sentido de fortalecer a Política de Acessibilidade Cultural do DF (instituída este ano por meio do Decreto Distrital N° 43.811/2022), que prevê ações para garantir a inclusão e integração das pessoas com deficiência no fazer cultural, assegurando mecanismos de incentivo, assim como na ampliação da produção e do acesso a projetos inclusivos.
SEGURANÇA, MOBILIDADE E CONFORTO
Para garantir que a festa ocorra sem percalços, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa recebe o apoio da Secretaria de Segurança Pública, que providenciará o efetivo necessário para que a população possa assistir às atrações de maneira tranquila e segura.
“Nós teremos no Eixo Cultural Ibero-americano, que receberá as principais atrações da noite de réveillon, um posto policial específico para receber com segurança as pessoas que vierem celebrar a virada de ano aqui”, disse o secretário Bartolomeu, referindo-se ao local que comporta 140 mil pessoas. Além disso, haverá revista da população na entrada e segurança privada, assim como patrulhas de policiamento protegendo todos os locais de festa.
O Metrô-DF também dará sua contribuição para que as pessoas que queiram aproveitar a virada de ano em um dos palcos do GDF possam chegar e sair com facilidade. No dia 30, as estações funcionam até às 23h30, e na virada, os trens circulam até às 2 horas.
Mais de 600 pessoas trabalham diretamente para a realização dos eventos, que terão tendas para que a população se abrigue em caso de chuvas, além dos ambulantes que vão compor a grande festa.
“O único problema dessa festa, que é um problema bom, vai ser escolher para onde ir, porque todos os espaços terão o prestígio de artistas locais e também de atrações nacionais de alto nível. Vamos desfrutar e verdadeiramente celebrar 2023 que está chegando”, convida o titular da cultura.