Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Deputado Robério Negreiros participa da formatura de mais de 100 alunos da Fábrica Social

Em clima de festa junina, mais de 100 alunos do programa Fábrica Social foram homenageados, na manhã desta quarta-feira (12), durante a entrega de certificados de conclusão dos cursos de corte e costura oferecidos pelo programa do Governo do DF. Presente ao evento de formatura, o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), parabenizou os formandos e ressaltou a importância do programa, que qualifica profissionalmente homens e mulheres inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.

“Eu não acredito em geração de emprego e renda sem um investimento na qualificação profissional”, afirmou o parlamentar. “Minhas emendas parlamentares estão também na Fábrica Social, e eu tenho o compromisso de ajudar o Governo do DF com projetos de qualificação profissional”, completou Negreiros ao mencionar outros programas como o QualificaDF e o RenovaDF, o qual foi idealizado com apoio do distrital.

O evento ocorrido nesta manhã também marcou a aula inaugural para os 315 novos alunos que vão iniciar a jornada de formação. A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) é abrir mais 280 vagas em breve. Também estiveram presentes o secretário da pasta, Thales Mendes, o subsecretário da Fábrica Social, Ricardo Lustosa, a presidente do Instituto Viver, Adélia Morcbeck, a vice-governadora do DF, Celina Leão.

*Fábrica Social*

A Fábrica Social conta com 470 máquinas de costura industriais com diferentes especificações e utilidades, proporcionando a oportunidade de aprender e adquirir experiência em uma unidade têxtil completa. Além do curso de costura industrial, a iniciativa oferece um sistema de coworking que permite aos alunos utilizarem as máquinas da fábrica em horários alternativos, incentivando o empreendedorismo.

É desse espaço que saem os lençóis utilizados nos equipamentos da rede pública de saúde do DF. Em maio, foram entregues 12 mil unidades para a Secretaria de Saúde e outros 5 mil doados para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, por meio da campanha Brasília pelo Sul.

Durante as aulas, os participantes têm acesso a noções sobre corte, costura e serigrafia. O desenvolvimento do conteúdo programático, bem como o acompanhamento pedagógico e a monitoria, é realizado por uma organização da sociedade civil (OSC), contratada por meio de termo de colaboração com a Sedet.