Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Divulgado processo seletivo para seleção de docentes para atuação na Escs

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), divulgou edital de processo seletivo interno simplificado para seleção e formação de banco de credenciamento de docentes para os cursos de enfermagem e medicina. A oportunidade é para servidores efetivos das carreiras médica e de enfermeiro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) .

O certame conta com duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, inclui inscrição eletrônica, análise documental e prova de títulos (análise curricular). Já a segunda, exige a aprovação no Curso de Capacitação Docente, etapa que aproxima os candidatos à metodologia de ensino adotada da escola e aos fundamentos básicos e teóricos da pedagogia que vai subsidiar a prática docente.

A diretora da Escs, Viviane Peterle, explica que a realização do processo seletivo é fundamental para assegurar a qualidade acadêmica e a coerência institucional na formação dos futuros profissionais de saúde. “Trata-se de uma oportunidade e necessidade de fortalecer nosso corpo docente com profissionais comprometidos, experientes e alinhados aos princípios pedagógicos da Escs, que tem como missão oferecer uma formação técnica, humanizada e integrada às necessidades do SUS. O modelo de ensino da escola é pautado por meio das metodologias ativas, unindo teoria e prática, em cenários da SES-DF, sendo os docentes, profissionais atuantes nos serviços de saúde”, destaca.

Ela acrescenta que o perfil esperado dos docentes vai além da titulação, já que “a Escs se orgulha de seu corpo docente ser formado por profissionais que são comprometidos com a formação integral dos estudantes e com a construção do conhecimento em diálogo com a sociedade”.

Sobre o curso de capacitação docente, Peterle enfatiza que a etapa é essencial para a inserção dos profissionais no universo pedagógico da escola: “Essa formação aproxima os selecionados do nosso projeto político-pedagógico, favorecendo o domínio das bases teóricas e práticas que sustentam nossa proposta curricular. É um momento de alinhamento, acolhimento e reflexão, essencial para garantir a coerência do processo formativo que tem sido reconhecido nacionalmente, como demonstram os recentes resultados do Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes], nos quais os cursos de medicina e enfermagem obtiveram nota máxima.”

Inscrições 

Para concorrer ao certame, além de pertencer ao quadro efetivo das SES é necessário ter titulação mínima de especialista. Candidatos da carreira médica devem, ainda, observar a tabela de especialidades, áreas de atuação e unidade de lotação descritas no Anexo V do edital.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 e 25 de maio, por meio de link disponibilizado no site da Fepecs. É imprescindível que os candidatos leiam atentamente o edital e sigam todas as orientações para o envio da documentação exigida. A análise dos documentos e da prova de títulos será realizada por uma banca examinadora.

Os candidatos aprovados na primeira etapa serão convocados para o curso de capacitação docente, previsto para ocorrer entre 23 de junho e 2 de julho. A homologação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 21 de julho.

*Com informações da Fepecs

Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader