A Junior Achievement Goiás (JA Goiás) realiza mais uma edição do programa Miniempresa, iniciativa de educação empreendedora voltada para estudantes do Ensino Médio. Nesta edição, o projeto envolve cerca de 150 alunos de 12 escolas de Goiânia, que estão tendo a oportunidade de criar e administrar sua própria empresa, vivenciando todos os processos envolvidos na gestão de um negócio real. Ao longo do programa, os estudantes são apresentados a conceitos fundamentais de empreendedorismo e livre iniciativa, passando por áreas como recursos humanos, finanças, produção, sustentabilidade, marketing e vendas.
Na prática, os jovens formam equipes e assumem funções executivas dentro de uma “Miniempresa”. Eles colocam a mão na massa: definem o produto a ser desenvolvido, planejam a produção, fazem análises de mercado, vendem, registram relatórios, calculam lucros e, ao final, devolvem o investimento a seus acionistas. Todo o processo é orientado por voluntários do mercado, profissionais que atuam como mentores, oferecendo suporte e orientação em cada etapa do negócio.
As escolas participantes nesta edição são: SESI SENAI Aparecida, Integrado Jaó, Integrado Areião, Colégio Estadual Polivalente Prof. Goiany Prates, Colégio TRINUS, Colégio Estadual Roberto Civita, Colégio Estadual Jardim América, SESC Cidadania, Instituto Presbiteriano de Educação (IPE), Colégio Metropolitano, Colégio Estadual Professor Wilmar Gonçalves e Colégio Estadual Tancredo Neves.
De acordo com Cláudio Bento, gestor de projetos da Junior Achievement Goiás responsável pelo programa, a ação reforça o compromisso da entidade em preparar jovens para os desafios do futuro, promovendo uma educação conectada com o mundo do trabalho e com o desenvolvimento de uma sociedade mais inovadora, responsável e empreendedora. “Nosso objetivo é ampliar a visão desses jovens sobre o mundo do trabalho e mostrar que o empreendedorismo é, antes de tudo, sobre atitude e resolução de problemas. Ensinamos que errar faz parte do processo e que cada desafio pode ser uma oportunidade de crescimento. O Miniempresa simula a realidade de uma empresa, com todos os seus compromissos, e oferece aos estudantes uma vivência prática e transformadora”, afirma.
Habilidades
A proposta é proporcionar uma imersão completa no mundo dos negócios, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais, como liderança, trabalho em equipe, criatividade, responsabilidade e tomada de decisão. Logo no início da jornada, os participantes aprendem sobre como uma mentalidade empreendedora é importante, levando a uma postura de crescimento e resiliência diante da vida. Eles aprendem ainda a ver o erro como parte do processo de aprendizagem.
Também são introduzidos ao conceito de que empreender é resolver problemas reais, com empatia e criatividade, transformando essas soluções em oportunidades de negócio. Para isso, aplicam na prática a metodologia do design thinking, desde a identificação do problema até a criação do produto.
Outro ponto trabalhado com os estudantes é o entendimento sobre sustentabilidade em suas três dimensões — ambiental, social e econômica — e a importância de uma gestão responsável. Além disso, eles têm acesso a aspectos operacionais do funcionamento de uma empresa, como aluguel de um espaço para funcionarem, remuneração da equipe e simulações de obrigações legais, como doações e impostos.
Sobre a Junior Achievement Goiás
A JA Goiás faz parte da Junior Achievement Worldwide – uma organização sem fins lucrativos indicada ao Prêmio Nobel da Paz por quatro anos seguidos (2022, 2023, 2024 e 2025). A instituição está presente em mais de 100 países, levando a educação empreendedora, de forma gratuita, a crianças e jovens. No estado de Goiás, a JA atua há 22 anos e já proporcionou mais de 290 mil experiências de aprendizado a jovens goianos por meio dos programas da instituição.