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Gestores do IgesDF participam de treinamento sobre gestão documental

Organizar, padronizar e garantir o controle adequado dos documentos é essencial para o bom funcionamento de qualquer instituição. Pensando nisso, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoveu, na última quarta-feira (11), um Treinamento de Gestão Documental voltado para os gestores das unidades.

O objetivo do encontro foi alinhar os processos de produção documental, reforçando a importância da padronização e da rastreabilidade no dia a dia da instituição. Para o superintendente de Qualidade e Melhoria de Processos, Clayton Sousa, a iniciativa é um passo importante na busca por maior eficiência e na conquista de certificações de qualidade, como a da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

“Vocês, que estão aqui hoje, são agentes de mudança. A ideia é que todo o conhecimento adquirido no treinamento seja levado para as equipes e aplicado na rotina das unidades”, destaca.

Desde 2020, o IgesDF conta com uma política formal de gestão documental. Atualmente, o sistema institucional possui 14 modelos padronizados de documentos, com o objetivo de organizar processos, garantir segurança jurídica e da informação, além de facilitar o acesso, a rastreabilidade e a preservação documental, sempre de acordo com os requisitos legais e regulatórios.

Para a coordenadora de Qualidade do IgesDF, Graziella Lima, o treinamento representa um passo importante para a unificação dos processos em todas as unidades da rede.

“Normatizar um processo é estabelecer um passo a passo claro que deve ser seguido, garantindo que o atendimento ao paciente ocorra da mesma forma, seja em uma UPA ou em um dos nossos hospitais”, explica.

Graziella reforçou ainda que a padronização documental contribui para a agilidade entre os setores e reflete diretamente na qualidade e segurança do atendimento. “O documento certo, no formato adequado, facilita o trabalho das equipes e melhora a experiência dos nossos pacientes.”

Texto: Anna Beatriz Vieira