Leia mais

Imagem

Mais lidas

Útimas notícias

Governo vai retomar obras paralisadas

Três importantes obras paralisadas em governos anteriores já estão sendo retomado na gestão Fábio Correa. Depois de ajustes técnicos e fiscais, o Centro de Convivência do Idoso, a Creche do Parque das Américas e a Estrada Parque Dom Bosco estão em processo de reinício. É o que garante o secretário de Administração, Alexandre Xavier.

Ao assumir o governo, o prefeito Fábio Correa elegeu como medida prioritária a recuperação da situação fiscal de Cidade Ocidental. É como acontece com o consumidor normal. Quando as dívidas não são pagas, o cidadão comum tem o nome incluído do SPC e não consegue mais crediário. No caso de inadimplência dos municípios, a lei impede que as certidões necessárias para firmar convênios sejam emitidas, o que impossibilita as cidades de conseguir obras ou verbas.

Com o “nome limpo”, Cidade Ocidental atraiu novas obras no início do atual mandato. Agora se concentra em retomar as ações prejudicadas por governos anteriores, através de falhas nas prestações de contas e outras questões judiciais. Algumas dessas obras já estão prestes a serem finalizadas.

É o caso do Centro de Convivência do Idoso, a ser instalado em frente à Secretaria de Infraestrutura. O local deve ser um local de convergência das ações voltadas para os cidadãos da terceira idade, com atividades, atendimento e espaço de convivência para os atendidos. A obra já teve a parte final licitada e a empresa vencedora deve entregar a obra ainda no segundo semestre deste ano.

Em situação um pouco mais complicada, a creche do Parque das Américas, no Jardim ABC, fora embargada pela equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por irregularidades nas prestações de contas. A verba, que vinha do governo federal, foi bloqueada até que se apurassem as responsabilidades.

No atual governo as contas foram corrigidas, a verba recuperada e o processo de licitação devem ser finalizados em, no máximo, 30 dias. Mas, segundo o prefeito Fábio Correa, a ordem para a empresa que vai realizar a obra é de acelerar as máquinas e entregar o estabelecimento de ensino ainda este ano.

ESTRADA PARQUE

O caso da estrada parque Dom Bosco é o mais delicado das obras em andamento atualmente. Com 60% da estrutura concluídos, a obra foi paralisada por questões técnicas e de clima, ainda no ano passado. Sua retomada, de acordo com o secretário Alexandre Xavier, está prevista para março. A demora se justifica por questões administrativas do governo do Estado, principalmente pela troca de governo.

Há, porém, um problema maior: o atual governador, Ronaldo Caiado (DEM), determinou a paralisação do programa Goiás na Frente, a principal fonte de verbas para a construção da via que beneficiará toda a região do Entorno. A ação foi um duro golpe no planejamento de todos os 247 municípios de Goiás e não foi diferente em Cidade Ocidental.

Embora não tenha sido comunicado com antecedência, o planejamento do prefeito Fábio Correa garantiu a possibilidade de um plano B. “Temos uma saída e, se necessário, o nosso município tem condições de terminar a obra com recursos próprios”, tranquiliza Correa. A fonte de receita será especificada e anunciada ao tempo certo, de acordo com o prefeito, mas será planejada dentro da lei se maneira a não comprometer as engrenagens do município.

A retomada de todas as obras é uma prova do triunfo da gestão precavida que é praticada pelo Governo de Cidade Ocidental. Um dia após o outro, o “feijão com arroz”, como diz Fábio Correa, tem tido resultado. Ou seja, fazer o básico, controlar os gastos e sonhar alto parece ser a receita de sucesso para os gestores diante das crises.

Jornalista: Felipe Chiavegatto 

Fotos: Daniel Silva