O jovem brasileito de 16 anos, Caio Temponi, foi escolhido como um dos 100 prodígios mundiais de 2025 na categoria “Inteligência e memória – QI” pelo Global Child Prodigy Awards (GCP Awards).
O evento, que celebra os maiores talentos infantis do planeta, será realizado em Londres, no dia 26 de junho de 2025, e reúne crianças e adolescentes com competências extraordinárias em áreas como música, ciência, esportes, empreendedorismo, artes e inteligência.
Um prodígio brasileiro
Caio Temponi começou a demonstrar seu talento intelectual muito cedo, aos 12 anos, foi aprovado em primeiro lugar no vestibular da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), um dos concursos mais concorridos do país. No ano seguinte, com 13 anos, conquistou cinco aprovações em vestibulares, incluindo os cursos de Medicina e Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) — um feito inédito para alguém tão jovem.
Além de suas conquistas acadêmicas, Caio, que mesmo tão jovem, também atua como pesquisador, mentor, e palestrante, também atua como pesquisador, mentor de jovens talentos e palestrante, sempre incentivando o protagonismo juvenil e a valorização das altas habilidades.
Foto: Reprodução/Divulgação
Reconhecimento internacional
O Global Child Prodigy Awards é a primeira e única iniciativa no mundo voltada exclusivamente para reconhecer talentos infantis. O prêmio destaca crianças que se destacam em áreas como pintura, modelagem, escrita, esportes, empreendedorismo, música, inteligência, entre outras.
Os premiados têm suas histórias inspiradoras publicadas no Global Child Prodigy Annual Book, distribuído globalmente.
Ser um dos 100 nomes escolhidos é uma honra concedida a poucos — e Caio é o único representante brasileiro na categoria “Inteligência e memória – QI” em 2025.
“Ser reconhecido entre os maiores talentos do mundo é uma honra que carrego com responsabilidade, gostaria muito de estar lá, representar meu país e mostrar que o Brasil também é terra de talentos excepcionais”, afirma Caio Temponi, que participará do evento com o apoio do Estratégia Concursos.
—
Sobre Caio Temponi
Caio Temponi é um jovem de 16 anos, pesquisador pelo CPAH – Centro de Pesquisa e Análise Heráclito – mentor e palestrante com altas habilidades. Foi aprovado em 1º no vestibular da EPCAR aos 12 anos, aos 13, em Medicina, totalizando 5 aprovações, também em Direito na UFRRJ, aos 14 anos, foi aprovado no ITA, um dos maiores vestibulares do Brasil, totalizando 18 aprovações como o mais jovem do Brasil, o que lhe renderam 2 títulos no Livro dos Recordes. Além disso, Caio é membro da Intertel, sociedade de pessoas com QI acima de 99 de percentil.