A corrida de rua é um dos esportes mais praticados no mundo. Só no Brasil, estima-se que mais de 6 milhões de atletas amadores têm na corrida sua principal atividade física Por ser um esporte que não exige uma estrutura física e equipamentos caros, a corrida vem ganhando cada vez mais adeptos. Com a pandemia, mesmo na fase das academias e parques fechados, era comum ver pessoas correndo na rua e até mesmo investindo em uma esteira para correr em casa.
Mas, apesar de ser uma atividade física prática para encaixar no dia a dia, a corrida de rua precisa de alguns cuidados para prevenir lesões. Desde saber o tipo de pisada até os exercícios educativos e de fortalecimento que garantem a melhor postura na hora de correr. Para falar sobre isso e dar dicas para quem está começando no esporte, ainda em meio à pandemia, deixamos à disposição o Ortopedista e Médico do Esporte, Dr. Paulo Szeles.
Sobre Dr. Paulo Roberto Szeles
Médico com Título de Especialista em Medicina Esportiva e em Ortopedia e Traumatologia. Pós Graduado em Traumatologia do Esporte e Fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde também fez Mestrado em Medicina Esportiva com foco em lesões de CrossFit.
Atualmente é Médico da Seleção Brasileira de Basquete Feminino e de alguns atletas olímpicos de Ginástica, como Caio Souza, e coordena a Residência Médica em Medicina Esportiva da UNIFESP.
Já atuou como médico em grandes eventos Esportivos, como Copa do Mundo do Brasil (2014), Jogos Olímpicos Rio 2016, Copa América de Futebol (2019) e Basquete (2009 e 2017), Campeonato Mundial de Basquete (2009 e 2010).