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O primeiro ano da maior obra viária do Brasil

Obra que vai beneficiar diariamente mais de um milhão de pessoas e cerca de 135 mil motoristas, o Túnel de Taguatinga completa um ano de construção nesta terça-feira (20) e já tem 40% do trabalho executado. Com investimento de R$ 275,7 milhões, a estrutura avança, gera oportunidade de trabalho e renda para todo o Distrito Federal. Até a conclusão dos serviços cerca de 2 mil empregos serão criados.

 

Em 2022, mais de um milhão de pessoas que moram em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol e regiões próximas vão usufruir do túnel e de toda aquela região requalificadaIbaneis Rocha, governador do DF

 

Agora, a obra se encontra na etapa de execução da rede de drenagem pluvial. Até a próxima semana, está prevista a demolição do viaduto da Samdu. Os serviços de montagem de cimbramento (estrutura de suporte provisória) prosseguem, e em breve será iniciada a execução da estrutura das lajes e vigas. O ritmo dos serviços anima o governador Ibaneis Rocha, que esteve visitando o canteiro da obra há alguns dias.

“Chegamos a um ano de obra do túnel com os trabalhos avançados para que a gente possa inaugurar uma das maiores obras viárias do país no ano que vem. Em 2022, mais de um milhão de pessoas que moram em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol e regiões próximas vão usufruir do túnel e de toda aquela região requalificada”, destaca Ibaneis Rocha.  

A secretária executiva da Secretaria de Obras, Janaína Chagas, lembra que a construção do túnel era uma demanda antiga da população de Taguatinga e de todos aqueles que passam pela região para circular entre as cidades e acessar o Plano Piloto. “Desde o período da transição, o governador Ibaneis Rocha determinou que reuníssemos todos os esforços para tirar essa importante obra do papel”, afirma.

Ainda segundo Janaína Chagas, os trabalhos entram em uma etapa decisiva: “Quase todas as paredes do túnel já foram escavadas e concretadas. Agora, entramos numa fase importante da obra, que consiste na instalação de vigas e lajes. Tenho muita satisfação em participar desta equipe e acompanhar de perto o dia a dia desta grandiosa obra”.

O administrador da cidade, bispo Renato Andrade, sabe bem como a obra tem impactado a vida dos comerciantes. Por isso, ele e a administração regional vão organizar visitas dos empresários da região ao local, para compreender melhor o que está sendo feito.

O gestor reforça que o diálogo é importante e que os comerciantes já estão sendo assistidos pelo governo. “Com os empresários, temos conversado o tempo todo. Será suspenso por um ano e oito meses o pagamento de impostos como o IPTU, ICMS, ISS e IPVA para minimizar o impacto que eles estão tendo hoje. Mas o prejuízo hoje será o ganho de amanhã por tudo o que vai acontecer com a cidade. O túnel não será apenas uma passagem de veículos, mas também um centro de atração turística para Taguatinga”, aponta.

Histórico da obra

A obra do túnel teve início em 20 de julho de 2020 com a instalação do tapume na Avenida Central para proteção dos trabalhos. Naquela época, era difícil imaginar e visualizar o tamanho e proporção que os serviços tomariam. Mas, com o tempo, a população pôde ver os guindastes, caminhões e os registros feitos internamente, comprovando a grandiosidade do túnel.

Qualidade de vida

Com investimento de R$ 275,7 milhões e previsão de entrega para o final do segundo semestre de 2022, o túnel resultará em economia de tempo, alternativas de percursos e mais opções para quem utiliza o comércio da região. Os recursos são provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

As melhorias não se restringem às questões de trânsito e mobilidade. A movimentada Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com uma paisagem inteiramente nova para a população. Terá foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas e os estacionamentos, ampliados.