A Administração Regional do Plano Piloto vai apoiar a revitalização Urbana do Ambulatório do Hospital de Base do DF. O local tem cerca de 253 metros quadrados, com potencial para abrigar até 30 quiosques.
A ideia do Hospital é seguir um modelo semelhante ao já adotado no Setor Hospitalar Sul, que dispõe de parceria público-privada e gerou diversos benefícios ao espaço público e trouxe garantia de acessibilidade, regularização de ambulantes, melhoria na iluminação pública, além de gerar mais de 200 empregos, por meio do programa “Adote uma Praça”, preconizada por meio do Decreto nº 93.690/2019, que regulamenta a Lei nº 448/1993, relativa à adoção de praças e demais equipamentos públicos por entes privados.
Estudos foram realizados no Hospital de Base do DF para a organização e regularização dos ambulantes localizados em frente ao ambulatório.
Hoje o entendimento é que a ocupação desordenada do espaço acarreta problemas, como o aumento de pragas e vetores urbanos dentro da área de assistência Social do Hospital.
A ideia é que os ambulantes sejam realocados em uma área próxima às paradas de ônibus, criando, desta forma, um novo fluxo, que redirecionará o público para a nova entrada do ambulatório.
Texto: Daniela Uejo
Fotos: Emanuelle Sena