Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Saúde, segurança e bem-estar são temas do circuito das Tecnologias Sociais no espaço da Emater-DF na AgroBrasília 2025

Circuito é voltado à promoção do trabalho digno no campo, com atendimentos de saúde e orientação jurídica

Nesta edição da AgroBrasília, o Circuito de Tecnologias Sociais da Emater-DF está voltado para a promoção do trabalho digno no meio rural. No espaço, os técnicos vão prestar orientação sobre como devem ser os alojamentos e moradias adequados, os cuidados com a segurança no trabalho, o acesso à saúde e os direitos legais dos trabalhadores. Para garantir informação de qualidade e acesso às políticas públicas, a Emater-DF conta com a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego, da Defensoria Pública do Distrito Federal, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Saúde do DF, que realizam atendimentos e orientações ao público da agricultura familiar presente no circuito.

Entre as ações de prevenção e cuidados em saúde disponíveis durante a AgroBrasília no Circuito de Tecnologias Sociais estão vacinação, exames rápidos, testes audiométricos, além de atendimentos jurídicos e psicossociais. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também estará presente nos dias 20 e 21, pela manhã, prestando atendimento dentro da carreta da Defensoria Pública do DF.

Parcerias institucionais vão possibilitar atendimento a diversas questões para os visitantes do circuito. Foto: Divulgação Defensoria Pública do DF

Para Luciana da Silva, extensionista rural da Emater-DF e uma das responsáveis pelo circuito, proporcionar um ambiente de trabalho digno pode ser uma das soluções para a escassez de mão de obra no campo. “A mão de obra tem sido cada vez mais escassa exatamente por conta da penosidade do trabalho rural e da falta de condições mínimas diante dessa realidade. Então, oferecer um trabalho decente pode ser uma das ações para atrair a mão de obra de volta para o campo”, afirmou.

Também extensionista rural da Emater-DF e responsável pelo circuito, Maria Bezerra destaca o papel da empresa pública no fortalecimento das políticas de inclusão social e dignidade no campo. “A Emater-DF tem, entre suas ações no campo, o cuidado com a família agricultora e com todos que trabalham na terra. Trazer esse tema para uma feira do porte da AgroBrasília é uma forma de valorizar a vida e o bem-estar de quem faz o campo produzir”, ressaltou a extensionista.

“Os parceiros presentes neste circuito vão oferecer serviços essenciais, como cuidados com a saúde, prevenção de doenças e acidentes, assistência social e orientação jurídica — atendimentos que, muitas vezes, estão distantes da área rural ou não têm disponibilidade nas agendas de atendimento. Assim podemos mostrar que é possível trabalhar no campo de forma segura, saudável e com apoio das políticas públicas e das garantias de direitos”, ressalta Maria.

A AgroBrasilia

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorre entre os dias 20 e 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 – PAD-DF, Brasília, Distrito Federal).  É possível acessar a programação da Feira AgroBrasília 2025 por meio do portal de notícias da instituição.