Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Taxa de transmissão da covid-19 no Entorno se apresenta elevadíssima

O nível de transmissão da covid-19 no Entorno do Distrito Federal (DF) pode ser classificado como elevadíssimo para o período de 29 de maio a 4 de junho. Nesse período foram registrados 110,59 casos por 100 mil habitantes, enquanto na semana anterior (22 a 28 de maio) a transmissão era moderada com o registro de 45,69 casos por 100 mil habitantes. Os dados são da Plataforma JF. Uso de máscaras e vacinação são as medidas de autoproteção acessíveis aos moradores do Entorno em tempos de alta transmissão do vírus da covid-19.

 

No dia 7 de junho, o Entorno registrava um Rt de valor 1.59, sendo que o pico foi registrado no dia 3 de junho, com valor de Rt de 2.01, o que significa que cada pessoa estava, possivelmente, transmitindo o vírus da covid-19 para mais outras duas pessoas. O Rt é o Número de Reprodução Efetivo que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve estar abaixo de 1, persistentemente, por duas semanas seguidas para que a pandemia possa ser considerada controlada. No Entorno, o Rt oscilou entre abaixo de 1, no início do mês de maio, e, a partir do dia 26 de maio, se mantém acima de 1 e com crescimento constante (ver gráfico).

A média móvel de 7 dias para o número de casos novos também se mostra elevada. A média móvel evoluiu de 87,29 casos, em 29 de maio, para 210,57 casos em 4 de junho, o que representa um aumento de 141,24%. A elevação no número de casos confirmados ainda não corresponde a uma elevação no número de óbitos, ainda que vidas continuem sendo perdidas, pois os efeitos levam ao menos duas semanas para começarem a ser observados.

 

A taxa de letalidade dos 20 municípios goianos do Entorno é de 1.75%, no dia 7 de junho, apresentando ligeiro aumento em relação ao dia 4 de junho em que a taxa registrada foi de 1.66%. A taxa de letalidade é calculada a partir da divisão do número de vidas perdidas desde o início da pandemia pelo número de casos registrados no mesmo período. No Entorno, o coeficiente de letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate) da covid-19 para o mês de maio de 2022 foi de 0,25%. CFR é calculado para cada um dos meses a partir da divisão do número de vidas perdidas pelo número de casos registrados no referido mês. Em maio de 2021, o CRF era de 3.25%.

 

O Entorno registra no dia 7 de junho 186 mil 781 casos confirmados e 3 mil e 87 óbitos, sendo Luziânia e Valparaíso de Goiás as cidades com o maior número de casos confirmados e vidas perdidas dentre os municípios do Entorno.

Por Mônica Prado