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Treinamento aprimora o uso de aplicativo por servidores

Os serviços das Administrações Regionais do DF já podem ser solicitados e acompanhados pela população de forma digital: no aplicativo e-Gov. Mas, para isso funcionar, é preciso treinamento. A Secretaria de Governo (Segov) reuniu 68 servidores de todas as RAs e da Novacap na semana passada para uma aula sobre o e-Cidades, uma das funcionalidades mais importantes do e-Gov.

Localizado dentro do aplicativo oficial do governo, essa ferramenta focada nas cidades faz a máquina do governo funcionar sem o cidadão deixar sua casa. Na tela do celular, ele deixa sua demanda – como a solicitação de reparo em buraco de sua rua. Pode deixar fotos, localização e acompanhar on-line o andamento de seu pleito.

Técnicos da Segov treinaram gerentes e vários servidores do setor de protocolo das administrações. Uma sessão bem conhecida nos órgãos públicos e normalmente cheia de filas, o protocolo recebe centenas de documentos e é a porta de entrada das demandas da população.

Zaira: “estou pronta para ensinar os moradores”| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Em Ceilândia, por exemplo, tapa-buracos, poda de árvores, falha na iluminação pública são serviços muito requisitados, informa a servidora Zaira Zuren, 31. Há dois anos na administração, ela revela que adorou o aplicativo e que, agora, aprendeu a mexer nele com desenvoltura.

“Estou pronta para ensinar os moradores. Já afixamos o cartaz na administração informando do e-Cidades e agora vamos reforçar o uso na hora do atendimento. A ideia é que a pessoa não precise mais voltar aqui e resolva tudo sem sair de casa”, adianta Zaira.

“Às vezes o cidadão quer um documento comprovando que esteve no órgão ou um carimbo de recebido. Com a tecnologia, você acompanha tudo na palma da mão, né?” , elogia a funcionária.

Mais praticidade e menos burocracia

Tadashi: quase 700 demandas registradas até o momento | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Assessor especial do governo e um dos criadores do e-Cidades, Tadashi Mae lembrou que a pandemia do coronavírus trouxe essa oportunidade. Lançado em 30 de junho, época em que os protocolos não atendiam presencialmente, o e-Cidades veio para ficar, e vai crescendo. Já são quase 700 demandas registradas até o momento, especialmente de serviços de manutenção, limpeza e conservação. Quarenta e um por cento já atendidas e o restante em análise.

No treinamento, foi ensinado aos servidores todas as opções do e-Cidades e também o acesso rápido às demandas que ficam registradas em um sistema. Na tela, são oferecidos campos com as opções de serviços oferecidos pela coordenação das cidades. Além dos serviços de manutenção, o requerimento de documentos (alvarás, licenças de funcionamento) e pedidos de informação de documentos encabeçam a lista das demandas em maior número.

Estamos desburocratizando, acabando com as aglomerações nos órgãos e reduzindo o uso de papel, que gera economia aos cofres públicos. E, o mais importante, otimizando o atendimento às necessidades do brasilienseTadashi Mae, um dos criadores do e-Cidades

Link direto com as administrações

“É o link direto entre nós que trabalhamos para as cidades e o morador do Distrito Federal. De forma muito prática. Pegamos no e-cidades o pedido do cidadão e já encaminhamos logo para o setor responsável, sem perder tempo. Hoje foi importante para sanar umas dúvidas de como monitorar o sistema, por exemplo”, informa o servidor do setor de protocolo do Jardim Botânico, Thiago Wilson, 32.

Disponível nas plataformas IOS e Android, o e-Gov pode ser baixado rapidamente no telefone e é vinculado à plataforma de serviços do Governo Federal (Gov.br). Foi desenvolvido por técnicos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Economia.

Presente na aula desta quarta-feira (21), o secretário executivo das Cidades, Valmir Lemos, lembra que o papel dos servidores é fundamental nesse processo. “Vemos no e-cidades uma ferramenta que vai ajudar o Distrito Federal a melhorar, a partir do trabalho de cada membro das Administrações Regionais. E pedimos também as críticas e sugestões para que ele possa ser melhorado e aperfeiçoado”, frisa.

A Secretaria de Governo estuda a realização de mais um treinamento até o final do ano. O acesso ao manual de instruções do app também pode ser acessado no site.

RAFAEL SECUNHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: RENATA LU