A disciplina de Oftalmologia do curso de Medicina e a Liga de Oftalmologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizam neste sábado, dia 3 de junho, das 7h às 13h, um mutirão de atendimento oftalmológico em idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A estimativa é que sejam consultados de 60 a 80 pacientes. Já no dia 17 de junho, o mutirão será direcionado para mapeamento de retina em pacientes diabéticos.
O professor do curso de Medicina da UCB e responsável pela ação, Prof. Dr. Anderson Teixeira, explica que as doenças oculares comuns na terceira idade são preveníveis e passivas de tratamento (clínico ou cirúrgico). “Realizar a consulta oftalmológica anualmente nessa faixa etária é de suma importância pois algumas doenças podem levar a baixa visual irreversível. É por isso que ações comunitárias iguais a esta são sempre bem-vindas. Além do diagnóstico, servem também de orientação”.
Os pacientes que apresentarem diagnóstico de glaucoma, catarata ou doenças da retina, serão encaminhados para serviços da rede pública de saúde.
Sob a supervisão dos professores da disciplina de Oftalmologia do curso de Medicina, Dr. Anderson Teixeira e Dra. Letícia Barroso, os estudantes do 8º período, monitores de oftalmologia e membros da Liga de Oftalmologia da UCB, auxiliam na organização do evento, na triagem e exame dos pacientes.
Mapeamento de retina
No dia 17 de junho, será realizado mutirão de atendimento para realização do exame de mapeamento de retina em pacientes diabéticos encaminhados pelo Hospital Regional de Taguatinga. Anderson explica que o Ambulatório de Oftalmologia oferece esse serviço regularmente, mas devido à alta demanda, foi necessário reservar uma data especificamente para este atendimento, a fim de zerar a lista de espera.
O exame de mapeamento de retina permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho e serve para diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, como a diabetes e hipertensão arterial. O exame também é indicado para detectar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e até infecções.
Serviço
Mutirão Oftalmológico
Dia 3 de junho, sábado, para idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI)
Horário: 7h às 13h
Exames de aferição de grau e diagnóstico de outros problemas oculares
Dia 17 de junho, sábado, para pacientes do Hospital Regional de Taguatinga
Horário: 7h às 13h
Exame de mapeamento de retina em pacientes diabéticos
Local: Centro Integrado Ambulatorial da UCB
Crédito da foto: Banco de Imagens Freepik
—