Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Bolsa Social: “Só quem acredita no ser humano melhor tem a capacidade de fazer isso por alguém”.

“Sempre disse que um dia estudaria aqui. Esse sonho começou quando eu ouvi, pela primeira vez, a palavra biomedicina, há vinte anos”. Assim, a estudante Márcia Marise Ferreira da Silva, da Universidade Católica de Brasília (UCB), narra o início da sua história na primeira unidade de missão da UBEC – União Brasileira de Educação Católica.

Aos 45 anos, Márcia está concluindo o curso de Biomedicina. Ela conta que quando soube do processo seletivo para concessão da Bolsa Social da UBEC, não teve dúvidas de que era a sua chance. O ano era 2009, e ela fez vestibular com a certeza de que havia chegado para ficar.

Mãe de dois filhos e, até então, casada, a futura biomédica conta que foi abandonada pelo companheiro quando voltou a estudar e lembra o apoio que recebeu na universidade. “Graças aos meus professores, que foram super humanos, consegui passar no primeiro semestre e, hoje, estou aqui, concluindo o curso. Com a Católica, aprendi a superar meus medos e a ensinar aos meus filhos que não existem obstáculos quando você tem fé e amigos”.

“Não tenho palavras para agradecer à UBEC, à Católica e aos professores que ajudaram a construir a minha história”.

Márcia afirma que o benefício é um diferencial para muitas pessoas. “Não só na minha vida, mas na vida de muita gente que sonha com o ensino superior e incentiva quem compartilha do mesmo sonho. Por isso eu digo: se dedique, sonhe e acredite. Aqui existem profissionais que acreditam em você e que podem mudar a sua história, como a minha mudou”, conclui.

Vidas transformadas

“Eu quero estudar na Universidade Católica", Radassa Cristina.

“Eu quero estudar na Universidade Católica. Lá eu tenho certeza que vou ter um bom futuro”, Radassa Cristina.

Henrique Daniel, de 10 anos, e Radassa Cristina, de 14 anos, são filhos da Márcia e também foram beneficiados com a bolsa integral pelo Programa de Concessão de Benefícios da UBEC. Eles estudam há 10 anos no Centro Educacional Católica de Brasília (CECB).

Como mãe, a estudante comenta a importância da bolsa social para a família. “Depois que meu esposo saiu de casa, a renda ficou comprometida e com apoio da Católica, posso oferecer educação de qualidade para meus filhos. A contemplação com a bolsa social, não só pra mim, como para eles, foi vital”, afirma.

Aos 14 anos, Radassa sonha com a formação acadêmica e conta que já tem planos: “Eu quero estudar na Universidade Católica. Lá eu tenho certeza que vou ter um bom futuro”.

Depois de reescrever sua história, Márcia comemora o caminho percorrido e, emocionada, agradece pela chance que recebeu. “Só alguém que acredita no ser humano melhor tem a capacidade de fazer isso por alguém. Sou imensamente grata a UCB e a todos que trabalham aqui. Eles são mais do que uma Universidade. É um diferencial em Brasília e na vida de muitos”, disse.

A família da Márcia é parte das histórias dos mais de 25 mil estudantes que já foram beneficiados pelo Programa de Concessão de Benefícios da UBEC.

No Relatório Socioeducacional 2017-2018, o grupo destaca as principais ações sociais e também no âmbito pedagógico do último biênio. O material reflete os esforços da UBEC em prol da missão de servir à sociedade por meio da Educação.

Confira o Relatório Socioeducacional 2017-2018 da UBEC

Comunicação UBEC – Carol Lira