Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Em seus 80 anos de existência, HDS homenageia os servidores públicos da unidade

Na quinta-feira (26), o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) organizou um momento especial, em homenagem aos servidores públicos que atuam na unidade. Na ocasião, foi realizado pela diretoria o reconhecimento pelos bons serviços prestados e a entrega de um certificado a quem estava na unidade há mais de 15 anos. A intenção foi motivada pela proximidade do dia 28 de outubro, data em que se comemora o Dia do Servidor Público e da proximidade do aniversário de 80 anos da unidade, em dezembro.

 

Na ocasião todos compartilharam de um lanche especial oferecido pela unidade e foi transmitido um vídeo motivacional a todos os presentes. Foi também um momento em que a diretoria da unidade pôde transmitir aos servidores a importância de cada um deles na história do HDS, bem como captar a percepção de cada um sobre a gestão da unidade.

 

Na ocasião, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, Diretor Geral do HDS, destacou que “os bons resultados conquistados pela unidade na transição de Colônia Santa Marta para HDS, não teriam sido possíveis sem o apoio dos estatutários”.

 

André Alves dos Santos, Diretor Administrativo Financeiro do HDS relembrou a todos que “a história dos servidores aqui presentes se confunde com a história da Colônia Santa Marta. E destaco o quanto tem sido importante o empenho de cada um no acolhimento aos nossos pacientes, já que a unidade conta com ampla oferta de consultas e exames e ainda uma unidade de cuidados prolongados”.

 

Finalizando o primeiro momento do encontro, a Dra. Lívia Evangelista da Rocha Aguilar, Diretora Técnica do HDS, acrescentou que “não há como tratar da importância histórica da unidade e dos bons serviços prestados à população, sem a valorização dos servidores estatutários da saúde, que fazem parte dos 80 anos de história da unidade e dos 10 anos da gestão Agir”.

 

Com a evolução dos tratamentos contra a hanseníase e o fim das internações compulsórias, o antigo leprosário foi extinto. Em consequência da nova política de atenção aos portadores de hanseníase, e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1982 a Colônia Santa Marta foi transformada em Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta. E, desde 2013, a AGIR – Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde, assumiu a gestão da Unidade. E, em 2020, passou a denominar-se Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS).

 

No local, passado e presente convivem harmoniosamente. Os antigos pavilhões passaram a compor uma moderna estrutura de atendimento à população. O HDS é o único do estado de Goiás que oferece atendimento especializado pelo SUS no tratamento de lesões crônicas e possui aparelhagem tecnológica para realização de exames de Eletrocardiograma, Tonometria, Mapeamento de Retina, Ultrassonografia (USG), Doppler e Raio-X Odontológico. O HDS dispõe de equipe médica e multiprofissional, que realiza consultas e terapias especializadas por meio de regulação estadual, além do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), denominado Saúde no Lar e a Unidade de Internação e Cuidados Prolongados (UCP), que dispõe de 10 leitos de uso individual e mantém os cuidados assistenciais a 12 ex-pacientes da extinta Colônia Santa Marta, moradores da Residência Assistencial (RA).