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Escola aposta em diálogo para encontrar melhor formato de retorno às aulas

O Colégio Marista João Paulo II apostará no diálogo com os pais para encontrar a melhor alternativa para o retorno às aulas. O colégio vai continuar oferecendo aulas on-line aos estudantes, nos formatos assíncrono e síncrono. Nesta semana, o protocolo será encaminhado às famílias, juntamente com uma proposta de datas para o retorno gradual e uma pesquisa sobre o tema. 

De acordo com o diretor-geral do Colégio, Marcos Scussel, o foco neste momento deve ser no cuidado com a vida dos estudantes e educadores. “Para o retorno às aulas presenciais, estamos proporcionando momentos de diálogo e de escuta com os responsáveis pelos nossos estudantes e com o Conselho de Pais sobre o cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus e os encaminhamentos para o retorno”, explica o diretor.

Além disso, o colégio fará uma pausa para a comunidade educativa ao final do mês de julho. Dessa forma, o recesso escolar de julho será no período de 27 a 31 deste mês e, em outubro, de 14 a 16, emendando com os feriados de Nossa Senhora Aparecida e Dia do Professor, nos dias 12 e 13 de outubro, respectivamente. 

Segurança – Para a volta às aulas, uma série de ações está sendo realizada em todas as unidades da Rede Marista com o objetivo de preparar os colaboradores, gestores e educadores para o novo cenário que o ambiente escolar deve ter no retorno às aulas presenciais. “Estamos desenvolvendo um protocolo minucioso e atento a todas as necessidades para garantir o máximo de segurança possível a nossa comunidade”, ressalta Scussel.

No Colégio Marista João Paulo II, dez educadores participam de um grupo de trabalho multidisciplinar criado para discutir e implementar uma série de protocolos de segurança propostos pela Rede Marista em consonância com as orientações dos órgãos competentes do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Os encontros começaram virtualmente no mês de abril e, desde então, os membros participam de atividades virtuais e presenciais com o objetivo de capacitar a equipe que fará a desinfecção dos ambientes e os responsáveis pelo acompanhamento das atividades, obedecendo às diretrizes estipuladas pela Rede. 

De acordo com o vice-diretor administrativo e coordenador local do projeto, José Maria Pinheiro, a Rede Marista prevê constantes formações para os estudantes e educadores para qualificar ainda mais a preparação de todos os envolvidos. “O fato de estarmos nos preparando enquanto Rede nos auxilia a pensar estratégica e assertivamente todos os processos de higienização e logística e, assim, garantir o retorno das atividades presenciais com maior segurança e tranquilidade para a comunidade educativa”, afirma.

Para ele, essas ações também irão possibilitar um melhor e maior fluxo de comunicação com a comunidade, garantindo o cuidado com a vida do nosso público e com os ambientes do colégio. 

Ensino híbrido – Chamada de híbrida ou semipresencial, essa modalidade engloba características do ensino presencial, o mais utilizado nas escolas do país, e do ensino a distância, muito utilizado agora durante a pandemia. A proposta inclui atividades dentro dos colégios e/ou outras a distância, ministradas por meios digitais. 

Sobre a possibilidade de utilização do ensino híbrido ou semipresencial no colégio durante a pandemia, Marcos Scussel informa que, às famílias que optarem por manter seus filhos em casa, o Colégio permanecerá oferecendo o modo de aulas não presenciais.  

Assessoria de Imprensa do Colégio Marista João Paulo II – Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Fernanda Matos

(61) 9 8154.8862

fernanda@coletivoconversa.com.br