Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Especialização em gestão das organizações pode contribuir para melhoria de empresas públicas e privadas

Em meio ao amontoado de crises que assolam o Brasil, a especialização na área de gestão surge como uma solução para problemas enraizados nos sistemas brasileiros. A má gestão pública contribuiu, ao longo de diferentes governos, para um robusto sistema de burocracia que impossibilita ou atrapalha os serviços para a população. O mesmo se repete nas empresas privadas, uma vez que modelos antiquados de gestão ainda são utilizados. Com essa realidade, o profissional capaz de conferir uma boa gestão à instituição em que trabalha é um dos mais importantes para ajudar a construir um Brasil melhor.

Por isso, se especializar na área é uma opção para conseguir espaço no mercado de trabalho. E oportunidades não faltam. O Centro Universitário IESB, por exemplo, oferece o Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações. Baseado na metodologia ativa, o curso possibilita ao mestrando ter experiências em casos reais propostos pelos professores e também pelos próprios alunos.

“Por exemplo, uma solução apresentada por um aluno nosso que trabalha na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)

mostrou que a autarquia podia ampliar o desempenho em alguns pontos”, explica o coordenador do Mestrado no IESB Thiago Nascimento.

O trabalho em questão foi produzido pelo economista e mestre em Gestão Estratégica das Organizações Carlos Padilla Costa. Por meio de uma longa pesquisa que avaliou competências organizacionais de empresas que têm a intenção de se internacionalizar, foi possível perceber que faltavam medidas para capacitar essas companhias para adentrarem com mais facilidade ao mercado externo. “Ao passo em que as empresas aumentam a sua capacidade de se internacionalizar, elas precisam adquirir mais competências estratégicas e operacionais para acessar o mercado lá fora”, explica Padilla.

O resultado do trabalho também propôs uma solução que hoje é adotada pela Apex. Com uma ferramenta de Ensino a Distância chamada “Passaporte Para O Mundo”, a autarquia oferece cursos aos empresários que passam pelo processo de internacionalização que os capacitam para atuar lá fora com mais competitividade.

Metodologia e softwares

O IESB conta com parceria com empresas que fornecem softwares utilizados no mercado de trabalho para as práticas de gestão organizacional. Um deles é o IRAMUTEQ, que possibilita análise estatística qualitativa e quantitativa de dados. “Os alunos recebem um problema e tentam achar uma solução para ele. Nós utilizamos softwares modernos e atuais no mercado de trabalho que são utilizados por eles para fazerem análises e propostas de solução”, explica Nascimento.

A prática desse profissional se aplica aos setores público, privado e setores sociais, como ONGs e outros órgãos. O coordenador reforça ainda que o curso volta a aprendizagem tanto para a gestão da instituição, em si, como para a gestão de pessoas. “Trabalhamos duas frentes: a estratégia e inovação em empreendedorismo e também o comportamento organizacional e gestão estratégica de pessoas”, ressalta.