Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Hospital de Campanha de Águas Lindas será inaugurado para atender pacientes com Covid-19

O Hospital de Campanha de Águas Lindas será inaugurado nesta sexta-feira (5) e contará com a presença do prefeito Hildo do Candango, governador de Goiás, Ronaldo Caiado, presidente da República, Jair Bolsonaro e representantes do Ministério da Saúde.
A estrutura de 5 mil m² foi instalada no setor Mansões Olinda, localizado na região central da cidade. Os trabalhos iniciais de terraplanagem, roçagem manual e mecânica, e instalações elétricas ficaram por conta do município. Todo o restante das instalações ficou sob responsabilidade da União.
A previsão inicial era de que seria construído em 15 dias e seriam necessários mais 15 para colocar a unidade em funcionamento, sendo uma semana para a contratação da Organização Social (OS) para gerir o hospital e outra semana para a entidade contratar pessoal e dar início à operação. No entanto, um conjunto de forças acabou atrasando esse processo.
“A parte de obras terminou no prazo adequado, que era em torno de 15 a 20 dias. Depois entrou na situação de contratos, essa situação se perdurou em um tempo maior porque era um fato novo envolvendo diversos entes, além dos tramites burocráticos para acontecer o repasse dessa estrutura para o Estado”, destacou o prefeito Hildo do Candango.
No dia 14 do mês passado, a SES-GO afirmou que havia recebido na semana anterior um documento do Ministério da Saúde informando que o estado estava autorizado a “adotar as providências para o funcionamento pleno do hospital”, como “iniciar as tratativas para a estruturação da gestão com equipamentos, insumos, recursos humanos e medicamentos”. Com essa autorização, o governo de Goiás começou tramitar internamente o processo de contratação da OS.
Nesta segunda-feira (1), a Secretaria de Saúde de Goiás iniciou os treinamentos dos profissionais e de fluxos de atendimento no Hospital de Campanha. A unidade conta com 200 leitos e iniciará o atendimento com 60, sendo 50 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os outros leitos serão disponibilizados conforme a necessidade.
O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango destacou a importância dessa construção para os municípios do Entorno.
“Atualmente a região do Entorno sofre com a fragilidade da saúde pública. O aumento do número de casos nos municípios adjacentes à Brasília superlotaria os hospitais e colocaria em risco a saúde da população. Esse Hospital de Campanha nos ajudará a salvar vidas. Hoje os pacientes que precisam de atendimento de alta complexidade são direcionados para Brasília ou para Goiânia. Poder atendê-los em nossa região vai melhorar muito essa logística do transporte e do tratamento do paciente”, declarou.
A unidade atenderá pacientes diagnosticados com Covid-19 de pelo menos sete municípios do Entorno do Distrito Federal: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Cristalina. Juntos, os municípios tem uma população estimada em mais de 1,2 milhão de habitantes.