Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Ministério da Saúde realiza visita técnica no Hospital Regional de Santa Maria para conhecer fluxo de atendimento de pacientes com dengue

Jurana Lopes

Nesta sexta-feira (8), o Hospital Regional de Santa Maria recebeu a visita técnica de membros do Ministério da Saúde para tratar dos atendimentos voltados para os pacientes com dengue. O órgão está fazendo visitas em todos os estados que decretaram situação de emergência por conta da epidemia de dengue, como é o caso do Distrito Federal.

Todas as chefias responsáveis pelos atendimentos na Região Sul, incluindo unidades básicas de saúde, Unidade de Pronto Atendimento e hospitais estavam no encontro, que se iniciou pelo HRSM.

“Nosso objetivo é contribuir e orientar como deve ser o manejo adequado feito pela assistência para evitar que ocorram tantos óbitos. A forma de atender epidemia de dengue tipo 2, que é a mais grave e que está afetando o DF é completamente diferente do manejo clínico para dengue tipo 1, que é a que a maioria está acostumado a tratar aqui”, explica a representante do Ministério da Saúde, Lúcia Silveira.

Segundo ela, o paciente precisa ser orientado, ter hidratação correta e assistido corretamente com olhar humanizado por parte da equipe, sem poder ser liberado antes de passar por uma reavaliação criteriosa. “Este tipo de dengue é muito mais preocupante porque o paciente sai do hospital de manhã e se não se hidratar corretamente pode piorar dentro de poucas horas, por isso crianças, idosos e pessoas com comorbidades são do grupo de risco”, completa.

A equipe técnica visitou o pronto-socorro do HRSM e fez o caminho que o paciente realiza durante o atendimento, desde sua chegada até a entrada no consultório. Algumas solicitações foram repassadas para a equipe, como a oferta de água na área de espera dos pacientes, acrescentar no totem de senhas a opção dengue, implementação de uma sala de classificação e um consultório médico exclusivo para atendimento de pacientes com dengue.

Além disso, orientaram que o enfermeiro classificador possa solicitar hemograma e exames de sangue dos pacientes inicialmente para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de permanência, além de implementação da ficha de atendimento para dengue e disponibilização de hemograma para pacientes classificados como verdes.

“Nosso hospital está de portas abertas para todos os órgãos de controle e vemos essa visita como positiva, pois nos ajuda a melhorar os fluxos de atendimento. Alguns serão resolvidos de imediado, como a oferta de água e mudança na ficha de atendimento para dengue. Outros, um pouco mais complexos, como a abertura de um consultório exclusivo, será discutido com a presidência do Instituto e a equipe técnica”, explica a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.

Fotos: Jurana Lopes/IgesDF