Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

MPDFT aponta risco no tráfego de veículos na via acima da Barragem do Paranoá

As obras de recapeamento da via sobre a barragem do Paranoá começaram nesta quarta-feira (6) e já geraram engarrafamento de veículos.


Enquanto o Governo do Distrito Federal (GDF) dá início às obras, o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) questiona na Justiça o uso indevido da via, e já entrou com ação contra o GDF, exigindo a construção de uma nova ligação entre a estrada parque do Contorno e a Estrada Parque Dom Bosco.


O MPDFT alega que a via que passa sobre a barragem é uma estrada de serviço e deveria ser usada apenas para os trabalhos de manutenção da usina hidrelétrica e, não, ser usada como via pública como acontece atualmente.


De acordo com a promotora de Justiça Luciana Medeiros, a ação tem origem em um trabalho que começou em 2017, quando ocorreu a queda do viaduto no Eixão Sul, e o MPDFT iniciou uma investigação sobre as condições das pontes, viadutos e barragens no Distrito Federal.


Na ação, a Segunda Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) pede que seja concedida medida liminar para impedir que o GDF inicie ou instale qualquer empreendimento na região.


O MPDFT considera que projetos como o Itapoã Parque, o Paranoá Parque e o Pólo Tecnológico sobrecarregam ainda mais o trânsito no local.


Com produção de Renato Lima. 

 Nádia Faggiani – EBC