Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Neoenergia distribuição Brasília adota medidas para inibir furtos de cabos subterrâneos

A distribuidora iniciou a implantação de sistemas eletrônicos de segurança em suas instalações com o intuito de contribuir com a atuação das autoridades policiais
 
Questão de segurança pública, o combate ao furto de cabos de energia no Distrito Federal terá a tecnologia como aliada para inibir a prática criminosa que prejudica a sociedade. Como medida preventiva, a Neoenergia Distribuição Brasília iniciou a implantação de sistemas eletrônicos de segurança em subestações e galerias subterrâneas. A ideia é limitar o acesso às instalações de pessoas não autorizadas e repassar para as autoridades policiais informações estratégicas que possam auxiliar na identificação e prisão de criminosos.

A empresa já iniciou a instalação dos sistemas que consistem na inserção de alarmes e câmeras de segurança patrimonial. A violação das tampas de acesso às galerias emite automaticamente alertas e sinais sonoros, acionando simultaneamente o Centro de Operações Integradas da Neoenergia Brasília e a Central de Segurança que suporta a concessionária. As imagens obtidas serão encaminhadas para a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

O plano de prevenção elaborado pela distribuidora de energia prevê, ainda, a restrição no número de profissionais de operadoras de telefonia e telecomunicações com permissão para acessar as câmaras subterrâneas. As empresas que prestam esse tipo de serviço já estão sendo notificadas e deverão cadastrar as pessoas para a devida autorização de acesso. A população também pode informar as suspeitas de furto de cabos por meio do aplicativo da Neoenergia Distribuição Brasília. A empresa disponibiliza uma opção específica para denúncia de ocorrências de furtos, inclusive com a possibilidade envio de fotos e a localização georreferenciada. A companhia assegura o anonimato da informação.

A Neoenergia Brasília está em permanente contato com as autoridades de segurança pública que se mostram bastante empenhadas em combater o furto de cabos de cobre. As ações da concessionária têm a finalidade de dificultar a atividade criminosa e obter informações que levem à prisão tanto de que executa o furto quanto de eventuais receptadores. Nos seis primeiros meses de 2021, a Polícia prendeu em flagrante, somente no Plano Piloto, 11 pessoas que estavam praticando furto a cabos em rede subterrânea. Os criminosos operavam em veículos descaracterizados e a maioria deles utilizava uniforme e até mesmo crachás falsos, de empresas não relacionadas à Neoenergia.
 
 
DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA DISTRIBUIÇÃO BRASÍLIA
O furto de energia, além de ser um crime, representa sérios riscos de segurança para quem pratica e para as pessoas que estão convivendo na região. As ligações clandestinas também são responsáveis por sobrecargas na rede, ocasionando frequentes quedas de energia e danos em equipamentos da distribuidora, o que gera uma perda da qualidade no fornecimento de energia no local e impacta o fornecimento para todos os clientes regulares que estão na mesma rede elétrica. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116.
 
SOBRE A NEOENERGIA DISTRIBUIÇÃO BRASÍLIA
A Neoenergia Distribuição Brasília, reconhecida pelos consumidores como a melhor distribuidora de energia do Centro-Oeste no Prêmio Aneel de Qualidade 2020, é uma empresa do grupo Neoenergia e responsável pela distribuição da energia elétrica às 33 Regiões Administrativas que compõem o Distrito Federal, com mais de 1 milhão de unidades consumidoras e atendendo a 3,3 milhões de pessoas. É a terceira maior distribuidora de energia elétrica do Centro-Oeste, de acordo com o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e sua área de concessão é de 5.780 quilômetros quadrados e abrange todo o Distrito Federal.