Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Pirenópolis ganha plataforma de divulgação patrimonial e agenda de sustentabilidade

TURISMO DIGITAL
Uma metodologia de atuação de turismo artístico por meio de projetos de artes sustentáveis e urbanizantes deve partir da premissa que a cultura é a a forma mais espontânea de  fomentar o turismo de experiência no Brasil, mesmo que de forma digital. Por isso mesmo, a plataforma multimídia INSPIRENOPOLIS.WEEBLY.COM é uma ferramenta de educomunicação aplicada à à divulgação cultural e turística de Pirenópolis. Neste  “portal da cidade” , é possivel ter acesso a uma série de conteúdos culturais de educação patrimonial produzidos pelo projeto Inspiri. O material ecopoético disponibilizado é oriundo de uma pesquisa de antropologia histórica do artista e planejador urbano Fred Le Blue sobre o anedotário socioespacial urbano e rural de Pirenópolis e povoados, “inspirado” pelo seu patrimônio arquitetônico, natural e cultural (material e imaterial) da cidade. Inspiri tem divulgado também acervos tradicionais e contemporâneos de obras  produzidas sobre Piri, estimulando assim na cena cultural local a produção de novos conteúdo artísticos, jornalísticos e historiográficos sobre os seus ambientes construídos (“Pedras”), naturais (“Rios”) e vividos (“Almas”).
INOVAÇÃO URBANA
O projeto sociocultural Inspiri também tem coletado sugestões e ideias para uma gestão e planejamento territorial sustentável das políticas urbanas, sanitárias
, sociais, educacionais, culturais, patrimoniais,  turísticas e ambientais. Por meio da agenda colaborativa PIRI’nova, as autoridades locais estão sendo pautadas nos mais diversos temas cotidianos de interesse comum, a partir de um think tank realizada com moradores de várias regiões, idades e classes do municípios.
CULTURA SUSTENTÁVEL
Inspiri e PIRI’nova são parte de uma estratégia poética de antropologia espacial para turistificação de territórios culturais do braço socioambiental turística do movimento ARTEtetura e Humanismo, chamado de ARTeteTURismo, que conta com a chancela do TECCER-UEG, onde está formalizado como projeto de pesquisa e de pós doutoramento. Pirenópolis é rica em paisagens culturais com diversidade biológica, geológica, topográfica e antropológica que precisam ser preservadas e/ou3 transformados por meio de instrumentos jurídicos de planejamento e gestão de uso do solo, bem como, com ações educomunicativas participativas para conscientização histórica, social, urbana e ambiental. Somente assim será possível repensar a cidade de forma sustentável na esfera da ecologia, mas também da economia e equidade, e o papel de cada cidadão pirenopolino, no tocante ao futuro dessa pólis tão memorável.
MAIS INFO