Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Projeto canta Gavião ARUC – cultura & cidadania

O Departamento Cultural da Aruc – Associação Recreativa, Cultural Unidos do Cruzeiro, estará promovendo no domingo 4 de agosto, a 2ª edição do Projeto Canta Gavião Aruc – Cultura & Cidadania, que ocupará o coreto e todo o gramado das quadras 1203 e 1205 no Cruzeiro Novo, com atividades pela manhã de rua de arte, lazer, roda de capoeira, recreação, esportes, aplicação de Reiki, oficina permanente de meditação, feira de livros, artesanato, criatividades manuais, costurices e apresentação da Bateria da Aruc seguido de oficina de percussão.

 A partir das 14 horas, a Equipe Pegada Black Dança & Cia e a Fanfarra Tropicaos vão colocar o público para dançar.

A partir das 15 horas, Concerto Musical ao Ar Livre Canta Gavião com apresentação musical da flautista Odeth Enest Dias e seu filho violonista Jaime Ernest Dias, Grupo Quatro Elementos e as Bandas Kabeçotes Valvulados e Rock Brasília, está última terá nos vocais o cantor Murilo Lima ex-vocalista da Banda Capital Inicial.

Entre uma atração musical e outra, intervenções poéticas com Jorge Amâncio, Sóter, Noélia Ribeiro, Ismael Cesar e a Academia Cruzeirense de Letras.

Nesta edição, a Aruc estará homenageando Odeth e Jaime Ernest Dias, por suas participações no Canta Gavião.

Também serão reverenciadas às memórias de Hélio Lopes dos Santos, professor, ex-ativista cultural e ex-administrador do Cruzeiro, e Nei Valença, poeta, cantor, compositor e ativista cultural do bairro.

Cinema e Cidadania

A partir das 19 horas, cinema ao ar livre com o Cineclube Gavião em parceria com o Projeto Cinema Sobre Rodas do Sesc/DF e curadoria de Berê Bahia e Robson Silva.

Primeiro haverá projeção do curta-metragem “Os Invisíveis – Inclusão Social na Escola” (2019), produção dos alunos da Escola Pública do Cruzeiro, coordenado por Vivi Dourado – artista plástica e educadora social, com audiovisual de Felippe Rodrigues.

Em seguida, o público assistirá o longa-metragem “Poeira e Batom – 50 mulheres na construção de Brasília” (2010), da diretora Tânia Fontenele. No final, a diretora participará de um bate-papo sobre cinema e comunidade com o público.

Durante o evento, a Creche São José Operário, localizada na Cidade Estrutural, estará recolhendo alimentos não perecíveis.

História

O Canta Gavião, fez história nos anos 80/90 atuando como importante segmento de resistência cultural e de desenvolvimento comunitário, tendo sido palco para as apresentações musicais para o cantor Jessé, Renato Russo (Banda Aborto Elétrico), Cássia Eller, Milton Guedes, Banda Mel da Terra, Leal Carvalho, além de acolher às diversas linguagens e manifestação culturais existentes naquela época no Distrito Federal (DF).

O retorno mais de 25 anos depois segue o mesmo espirito de resistência cultural e de desenvolvimento e entretimento comunitário, como ficou evidenciado nas atividades do Canta Gavião e que foram realizadas nos dias 27 e 28 de abril passado, na sede da Aruc, no Cruzeiro Velho.

Os eventos foram todos financiados por parceiros comunitários da Aruc e sem verbas públicas. Na manhã de sábado (27), a comunidade participou de debate comunitário e que contou com as presenças do jornalista e poeta morador do Cruzeiro, Tetê Catalão, diretores da Aruc, representante da Administração Regional do Cruzeiro, Conselho de Cultura do Cruzeiro e os parlamentares distritais Arlete Sampaio (PT/DF) e Reginaldo Sardinha (Avante/DF).

À noite, o Departamento cultural da Aruc promoveu o retorno do Cineclube Gavião com a projeção do filme “Rock Brasília” e presenças do cineasta e diretor do filme Vladimir Carvalho, que palestrou juntamente com a jornalista de cinema Maria do Rosário Caetano e a historiadora Berê Bahia.  

As atividades no domingo (28) começaram com uma caminhada e plantio de arvores em pontos estratégicos da comunidade. Na sede da Aruc ocorreram diversas atividades de lazer, esporte e entretenimento para a garotada. À tarde, exposição de carros antigos, motos envenenadas e apresentação de diversas atrações musicais e poetas em homenagem à Cassia Eller, que foi moradora do Cruzeiro e por diversas vezes se apresentou no Concerto Canta Gavião.

A programação foi encerrada ao anoitecer pelo Cineclube Gavião e o Projeto Cinema Sobre Rodas do Sesc-DF, que projetaram diversos curtas metragens produzidos pelos alunos das escolas públicas do bairro.  

                                                                                                                                                                                                          Serviço

PROJETO CANTA GAVIÃO ARUC – Cultura & Cidadania

Livre para todas as idades

Data:  04 de agosto -Domingo

Horário: 9 às 21 horas

 Local: Quadras 1203/1205 – Cruzeiro Novo – Próximo aos Quiosques da Rosa e Voo Livre.

* Nesta edição vamos homenagear

  • Odeth e Jaime Ernest Dias (atrações permanentes no Canta Gavião).
  • Hélio Lopes dos Santos (in memorian) – professor, ex-ativista cultural e ex-administrador do Cruzeiro.
  • Nei Valença (in memorian) – poeta, cantor, compositor e ativista cultural do Cruzeiro.

PROGRAMAÇÃO:

# 9 horas – Rua de arte, lazer, esportes, roda de capoeira, Feira de livros, artesanato, criatividades manuais e outras costurices.

ESPAÇO SAÚDE

• Aplicação de Reiki (Écio Há -Terapeuta Holístico)

• Oficina Permanente de Meditação “Sahaja Yoga” (Equipe Brasília)

# 11 horas –

 Bateria da Aruc e oficina de percussão

# 14 horas – Equipe Pegada Black Dança & Cia

# 14h30 – Fanfarra Tropicaos

# 15 horas – Concerto Musical Canta Gavião ao ar livre

CONVIDADOS:

– Grupo Quatro Elementos

– Odeth e Jaime Ernest Dias

– Banda Kabeçotes Valvulados

– Banda Rock Brasília com Murilo Lima (ex-vocalista Capital Inicial)

RECITAL DE POESIAS

Jorge Amâncio

Sóter

Noélia Ribeiro

Academia Cruzeirense de Letras

# 19 horas – Cineclube Gavião – cinema e debate

Curadoria: Berê Bahia e Robson Silva

Parceria: SESC/DF – Projeto Cinema Sobre Rodas

Projeção do curta

“Os Invisíveis – Inclusão Social na Escola” (2019).

Produção de alunos da Escola Pública do Cruzeiro (coordenação: Vivi Dourado, artista plástica e educadora social) e Felippe Rodrigues

Exibição do longa “Poeira e Batom” (2010)

SINOPSE

50 mulheres na construção de Brasília.

Direção: Tânia Fontenele Quaresma

# Durante o evento a Creche São José Operário, localizada na Cidade Estrutural, estará recolhendo alimentos não perecíveis!

Realização: Departamento Cultural da Aruc.

Apoio/Parcerias Culturais: Administração Regional do Cruzeiro, SESC/DF, Sinpro/DF, Sindpd/DF, Conselho de Cultura do Cruzeiro, Academia Cruzeirense de Letras, Lancini Restauração de Automóveis, Palco Locação, Quiosque Voo Livre e Quiosque da Rosa, Tiborna Bar & Comedoria,Duello – Centro de Treinamentos e Academia Uniclass. 

Robson Oliveira Silva – Brasília/DF