Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Região do Entorno ganha Parque Estadual Águas Lindas

“A conta da falta de planejamento, do descaso, da corrupção e da politicagem já chegou. Precisamos agir com criatividade, seriedade, responsabilidade e honestidade para atacar os problemas que já existem e planejar soluções para o futuro”. A declaração é do governador Ronaldo Caiado, na assinatura dos decretos de criação do Parque Estadual Águas Lindas e do acordo de cooperação do programa Produtor de Água na Bacia do Descoberto, uma parceira dos governos federal, de Goiás e do Distrito Federal em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Os decretos foram assinados nesta sexta-feira, dia 22, na Barragem do Descoberto (BR-070, Km 20), em Águas Lindas de Goiás. “Hoje estamos inaugurando o primeiro Parque Estadual do meu mandato. E é importante movimentar o sentimento da população de preservar nossas cabeceiras, nascentes de água, reservatórios e rios. É momento de pedirmos às pessoas que tenham esse compromisso”, ressaltou o governador.

Objetivo é tornar Goiás referência na recuperação de áreas ambientais, tendo em vista a importância do Estado quando o assunto é a água. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que mais de 2 bilhões de pessoas vivem sem acesso regular à água potável no mundo, ao passo que o Cerrado é considerado a caixa d’água do Brasil. “Goiás e o Distrito Federal têm, portanto, uma enorme responsabilidade. Vamos trabalhar juntos para preservar nossos mananciais, recuperar as nascentes e garantir o abastecimento humano e animal e o desenvolvimento”, disse Ronaldo Caiado.

Prevenção
A secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, determinou em uma de suas primeiras ações a execução de um levantamento completo sobre as barragens em Goiás para evitar tragédias como a de Brumadinho. “É preciso fiscalizar, ter responsabilidade, cuidar das pessoas, e isso está sendo feito com a criação desse parque, que é real, e não um parque fake, como foi feito no passado”, asseverou.

Programa Produtor de Água na Bacia do Descoberto
O programa Produtor de Água na Bacia do Descoberto, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e desenvolvido pela Saneago e Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), visa proteger as nascentes nas propriedades rurais localizadas na Bacia, responsável por cerca de 70% da água consumida pela população do Distrito Federal. “A população do mundo depende de água, então, nós temos que consumir com responsabilidade”, assinalou Paco Britto, vice-governador do Distrito Federal.

Parque Estadual Águas Lindas
O Parque Estadual Águas Lindas, o 12° de Goiás, é uma unidade de conservação de proteção integral constituído de duas áreas distintas, num total de 2 mil hectares, localizado no município de Águas Lindas. O parque foi criado com o intuito de preservar as nascentes, os mananciais, a flora e a fauna, bem como controlar a ocupação do solo na região, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O presidente da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), Fernando Leite, compreende que o parque é a realização de um sonho, que simboliza as boas práticas. “Essa barragem já está com 14% acima de seu nível. No ano passado e retrasado ela comprometeu o abastecimento de água em Brasília, com um nível de 6%. Por isso, nossa missão é impedir que a reserva de água chegue a níveis críticos”, ponderou.

Corumbá IV
Durante o evento em Águas Lindas, Ronaldo Caiado foi questionado por repórteres da região sobre as obras do Sistema Produtor de Corumbá, que atende Goiás e o Distrito Federal. O governador explicou que os reservatórios e toda a parte de canalização feita pelo governo do Distrito Federal foi concluída, sendo que a parte que cabia ao governo de Goiás não foi executada.

“Os escândalos e a corrupção reinantes dentro da Saneago fizeram com que a população de Goiás fosse duramente penalizada”, alertou. O governador informou que o presidente da Saneago “está concluindo uns estudos e vamos conseguir atender uma parcela significativa, com uma tubulação antiga que existia na região, e que está recuperando a sua tubulação”.