Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Se não fossem pedalados, 82% dos deslocamentos com bicicletas compartilhadas em Brasília seriam feitos com veículos motorizados

Enquanto Brasília comemora 64 anos relembrando sua história e  cultura, a capital federal e os seus habitantes continuam a priorizar as demandas cruciais da mobilidade urbana e sustentabilidade. Como resultado, as bicicletas compartilhadas apresentam-se como uma solução popular e eficaz, oferecendo uma alternativa acessível e ecológica para a locomoção. Segundo pesquisa da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, 82% dos deslocamentos com bikes compartilhadas em Brasília, seriam potencialmente feitos com meios de transporte motorizados, se não fossem pedalados. 

Além disso, dados da empresa revelam que os usuários de Brasília percorreram, no primeiro trimestre, mais de 614 mil quilômetros, o que equivale a um total de 21 voltas ao mundo. Essa quilometragem não apenas reflete a popularidade do modal compartilhado, mas também contribui para uma economia potencial de 44 toneladas de CO2. Essa economia é equivalente a poupar o plantio de mais de 310 árvores, o que demonstra o impacto positivo e tangível dessa alternativa de mobilidade na redução da pegada de carbono da cidade. 

Desde o seu lançamento, o sistema vem contribuindo com a cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando Brasília para o caminho das smart cities. Inclusive, a cidade foi eleita a mais sustentável do centro-oeste, de acordo com o Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities e essa conquista é reflexo da mudança de hábitos dos brasilienses. Além disso, com estações localizadas em pontos estratégicos oferece uma maneira conveniente de explorar a região.

Sobre a Tembici – A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 275 milhões de deslocamentos com bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 47 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas.

Informações para a imprensa: imprensa@tembici.com